Paróquia de São Francisco Xavier assinalou Dia Mundial dos Pobres

20171120_DiaMundialPobre_SFranciscoXavier_02

A Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica não deixou passar em claro o Dia Mundial dos Pobres, celebrado, pela primeira vez no dia 19 de Novembro, por iniciativa do Papa Francisco.

Para assinalar este dia, foi feito um apelo especial à participação na Missa Dominical das 11h30 e um convite a vários grupos com ligações à comunidade. A igreja acabou por ser pequena para todos os que quiseram participar. No final da Missa, houve um almoço partilhado em que participaram centenas de pessoas.

Na sequência da decisão do Papa de criar o Dia Mundial dos Pobres, o provincial dos jesuítas em Portugal desafiou as comunidades ligadas à Companhia de Jesus a assinalarem de um modo significativo este dia. Diante deste apelo, o Conselho Pastoral da Paróquia de São Francisco Xavier de Caparica (confiada à Companhia de Jesus) preparou de um modo especial a Missa Dominical das 11h30 e organizou um almoço – convívio.

O cuidado com a preparação da Missa passou por um apelo especial à participação na celebração litúrgica e pelo convite a membros de distintos grupos ligados à Companhia de Jesus que colaboram com a atividade pastoral da paróquia. Desta forma, aos paroquianos juntaram-se elementos da Comunidade de Vida Cristã (CVX), jovens da associação Gambozinos e membros da ONG Leigos para o Desenvolvimento. O Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto e o Centro Social Paroquial estiveram também envolvidos de um modo especial nesta celebração.

A Eucaristia foi animada pelo coro do grupo de jovens e encheu totalmente a igreja, cuja assembleia pode rezar inspirada por cânticos africanos. Seguindo também a tradição de alguns países de África, no ofertório foram levados ao altar géneros alimentares para serem doados a famílias com mais necessidades.

A seguir à Eucaristia seguiu-se um almoço partilhado, no pátio da paróquia. Decorado com trabalhos desenvolvidos por algumas crianças a partir de frases da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, o espaço encheu-se de um tom festivo. De todas as iguarias, destacou-se a cachupa cabo-verdiana, a feijoada portuguesa e o bolo preparado pelos adolescentes do Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto.

No final do almoço, foi possível visitar as instalações do Centro, por onde passam diariamente cerca de cem crianças, sendo ajudadas nas suas tarefas escolares e participando em atividades lúdicas e desportivas que contribuem para o seu desenvolvimento integral.

Foi um dia marcado pela alegria que contribuiu para fomentar a cultura de encontro desejada pelo Papa Francisco. De um modo simples e num ambiente de reciprocidade e partilha, juntaram-se pessoas vindas de diferentes meios para partilhar a Eucaristia, a mesa e a vida.

Pe. José Maria Brito, sj, Gabinete de Comunicação da Companhia de Jesus

20 de Novembro de 2017