Paróquia da Charneca de Caparica tem novo logótipo

20171124_Logo_Paroquia_Charneca

O Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia da Charneca de Caparica pronunciou-se na passada quinta-feira, dia 23 de Novembro, sobre o novo logótipo que a partir de agora vai surgir cada vez mais como identificativo da Paróquia.

Até agora, Paróquia não dispunha de nenhum sinal comunicacional visual – um logótipo – que lhe servisse como elemento identificador e agregador, e é essa lacuna que agora fica colmatada.

A leitura do símbolo faz-se com um referencial assumido, profunda e marcadamente mariano, e nos dois elementos principais, uma rosa e a coroa de doze estrelas.

As doze estrelas remetem imediatamente para a invocação da paróquia e orago da sua Matriz, a Imaculada Conceição; a rosa, por seu turno, remete para a padroeira da Charneca, Nª Sª Rosa, cuja invocação vem do Convento do mesmo nome que foi a primeira edificação feita nesta zona, embora, infelizmente, quase nada reste a não ser a memória, é a imagem de Nª Sª Rosa que surge em pleno no brasão da vila da Charneca, pelo que nada mais natural que o novo logótipo da paróquia também fizesse essa associação centenária e feliz. Ainda para mais quando a nova Igreja a construir irá recuperar essa mesma invocação.

Por fim, a enquadrar a rosa e as estrelas, um resplendor evoca a luz do Espírito Santo, que envolve a Virgem Imaculada, um elemento que é uma constante em boa parte das representações artísticas da Padroeira de Portugal.

O novo símbolo irá começar a ser aplicado a pouco e pouco em toda a comunicação paroquial.

Paróquia da Charneca de Caparica

24 de Novembro de 2017