Formação para coordenadores de catequese: A dinâmica familiar em reflexão

20171203_Catequese_Formacao_Coordenadores_02

O secretariado diocesano da Catequese de Infância e Adolescência está a promover, ao longo deste ano pastoral, diversas formações dirigidas aos coordenadores de catequese.  Sobre a formação que decorreu no passado dia 25 de novembro, no auditório da Cúria Diocesana, escreve a coordenadora da catequese paroquial da Comporta.

Testemunho: “Uma manhã de grande aprendizagem e reflexão”

Participar em alguma atividade com outras paróquias da nossa diocese é sempre um momento de alegria e de partilha.

O tema dos “pais” saltou-me à vista assim que olhei para o plano de atividades e pensei: “pelo menos a esta formação terei que ir”. Pensava eu que cativar os pais era um problema da minha pequena paróquia, com pouca pratica cristã, mas afinal … chegar aos pais, envolver os pais, fazer partilhas com as famílias é um problema geral.

Ao longo da manhã de formação, fui pensando que afinal a minha paróquia da Comporta até tem dinâmica familiar, não aquela que eu desejava, mas dentro da nossa realidade temos famílias muito participativas e estou grata por isso.

Quando chegámos ao trabalho de grupo, não pude deixar de ficar um pouco triste. A vigararia de Setúbal apenas tinha 4 paróquias representadas. Penso que o problema começa aqui: andamos todos tão ocupados com tantos afazeres que nos esquecemos do que é realmente importante… e esta formação foi muito importante.

Recordo uma passagem bíblica que o Padre Adalberto Saraiva costumava dizer quando me via a correr de um lado para o outro: “Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só”. Não podemos pedir ao Espírito Santo para fazer o seu trabalho, se nós não fizermos o nosso.

Esta foi uma manhã de grande aprendizagem e reflexão, que me trouxe muitas pequenas ideias para colocar em prática na minha paróquia. Mas tão importante quanto as ideias, fiquei com a certeza que tenho que ser mais participativa nestas atividades. Não posso pedir aos pais para estarem presentes se eu não estiver presente quando sou convidada.

Paula Gonçalves, Coordenadora da catequese paroquial da Comporta

04 de Dezembro de 2017