Aliança de Misericórdia: D. José Ornelas instituiu dois missionários no Ministério do Leitor

20170312_Instituicao_Leitor_04

Na Diocese de Setúbal, o primeiro domingo do Advento, 03 de dezembro, ficou marcado pela instituição para o Ministério dos Leitores,  de dois missionários da Aliança de Misericórdia que se preparam para o sacerdócio: Danilo Adorno e Gilson Garcia. A Eucaristia realizou-se na Igreja da Torre da Marinha, comunidade que pertence à Paróquia da Arrentela e onde os missionários da Aliança de Misericórdia estão inseridos.

D. José Ornelas, o bispo diocesano, presidiu à celebração e assinalou que a instituição de dois leitores a caminho do presbiterado, no início do tempo de Advento, se revela um facto muito significativo: “A Palavra faz-se Verbo e vem até nós. Preparamo-nos para a Sua chegada. E é uma Palavra criadora que transforma pessoas e quando essas pessoas transformadas, transformam o mundo”.

Nesta etapa final de formação a caminho do sacerdócio, o Prelado sublinhou aos leitores instituídos que, ao prepararem-se para estar ao serviço do Povo de Deus de uma forma total, a primeira coisa que lhes é entregue, é a Palavra. “Isto significa – assinalou – que vocês devem ser, em primeiro lugar, gente da Palavra. Ela tem que entrar no vosso coração. Depois, têm que fazer ecoar a Palavra no meio da assembleia e no meio do mundo.”

Advento: “Deixem-se acordar pela Palavra que nos desperta”

A todos os presentes, D. José Ornelas pediu que se deixassem despertar pela Palavra: “O tempo de Advento é isto! Despertem, acordem. Deixem-se acordar pela Palavra que nos desperta. Há tanta miséria, fome, abandono… E não ouvimos nada??? Escuta! A Palavra não vem para o mundo perfeito. Vem para um mundo de violência, injustiça e miséria. Este mundo precisa de nós, precisa da Palavra”.

Para além da comunidade e de muitos amigos dos missionários da Aliança de Misericórdia em Setúbal, presença marcante na celebração foi também a do Seminário Diocesano de Setúbal, com os seus seminaristas e reitor.

No final, o Padre José Custódio, presidente do Movimento da Aliança de Misericórdia, agradeceu ao Bispo diocesano o acolhimento que tem feito a esta comunidade na Diocese sadina. Por suas vez, D. José Ornelas agradeceu o trabalho apostólico que o movimento tem vindo a realizar, especialmente na Paróquia da Arrentela, de uma forma “simples e fraterna”.

Com muitos familiares e amigos ausentes, no Brasil, os missionários da Aliança de Misericórdia utilizaram as redes sociais para uma transmissão em direto da Eucaristia, permitindo assim que aqueles que estavam longe pudessem acompanhar a celebração. Foi também deste modo que Danilo Adorno e Gilson Garcia deixaram um agradecimento a todos.

Anabela Sousa

05 de Dezembro de 2017