Pré-Seminário: Um encontro com Jesus e com os outros

20171217-Pre-Seminario-Natal

De 15 a 17 de dezembro decorreu, na Quinta do Bom Pastor, no Seixal, o encontro de Natal do Pré-Seminário Diocesano. O jovem João Pedro tem 17 anos e é da Paróquia do Seixal. Deixa-nos, hoje, o seu testemunho, onde convida outros jovens a participar: “este encontro de ‘Pré’ é acima de tudo um encontro com Jesus, encontro este que muda radicalmente a nossa vida”, afirma .

Olá!

Venho aqui falar um pouco sobre o encontro de Pré-seminário, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de dezembro na Quinta do Bom-Pastor no Seixal. O que foi para mim este encontro? Foi tal como os outros, um tempo de encontro. Um encontro que cada cristão é chamado a fazer todos os dias, no seu ambiente, na sua vida. Este encontro que falo tem duas vertentes.

A primeira é o encontro com Jesus. Nos encontros do “Pré”, e este não foi exceção, há diversos momentos que nos ajudam a parar e a encontramo-nos com Jesus. Não um encontro formal, mas um encontro pessoal com Jesus como se fosse um Amigo, este Amigo que nos escuta, que nos ama, este Amigo que é Jesus.

E em que momentos é que houve este encontro com Jesus? Nos momentos em que fazemos a leitura orante da Bíblia, em que temos a oportunidade de fazer encontro com Jesus e de escutar a Sua Palavra, e onde a meditamos e nos comprometemos a colocá-la em prática na nossa vida.

Outro momento é a adoração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, em que nós, na nossa pequenez nos colocamos diante de Jesus que está ali na hóstia consagrada, e neste momento temos a oportunidade de adorar Jesus, de fazer companhia a Jesus, de O escutarmos, e também temos a oportunidade de colocarmos ao Senhor certas questões fundamentais na nossa vida como: O que queres de mim? Para onde me queres enviar?

E outro momento central é a Santa Missa, este milagre onde, no momento da consagração, o Corpo e Sangue de Jesus se tornam-se presentes na hóstia e no vinho consagrados, e Jesus se faz presente de uma forma muito próxima, tudo porque Jesus quer entrar na nossa vida e se fazer presente nela.

É aqui que temos a graça de receber a Sagrada Comunhão, receber Jesus na nossa vida e onde há a oportunidade de Jesus nos transformar, nos saciar e nos renovar, e onde temos, mais uma vez, a graça de fazer um encontro muito próximo com Jesus, este encontro com a Verdade que é Jesus que muda totalmente a nossa vida se formos capazes de O acolher e do O seguirmos.

A segunda vertente é o encontro com o nosso próximo. E penso que é nestes encontros do “Pré” que podemos aprender esta vertente de encontro. Coisas tão simples como perguntar ao outro como está, como vai a vida, ou simplesmente convidar o outro para uma partida de cartas, ou de ténis de mesa. Esta dimensão de fraternidade, de proximidade e de encontro com o outro está muito presente nestes encontros do “Pré”, e considero que foi aqui que aprendi a importância de ir ao encontro do outro.

Quando Jesus me pede para amar o próximo e ir ao encontro do próximo, muitas vezes me questiono sobre como o posso fazer, e nestes encontros aprendi que um simples “olá”, “como estás”, um simples convite para ir dar uns toques na bola, ou um simples gesto que demonstre que aquela pessoa tem importância na nossa vida, é suficiente e são estes gestos simples que se calhar fazem falta no nosso quotidiano, e que aprendemos aqui.

Além disso considero que pelo fazermos encontro com Jesus, este encontro leva-nos a fazermos encontro com os outros para mostrar aos outros como este encontro com Jesus muda radicalmente a nossa vida, para melhor.

Penso, por isso, que estas duas vertentes de encontro que aqui falei estão de alguma maneira, ligadas.

Em suma, penso que este encontro de “Pré” é acima de tudo um encontro com Jesus, encontro este que muda radicalmente a nossa vida. Encontramo-nos com a Verdade que é algo que o Homem busca, pois tem desejo dela, e é um encontro com o nosso próximo.

Por isso, incentivo a todos os jovens rapazes que estejam no 9º ano e no Ensino Secundário que venham ao “Pré” e que experimentem este encontro que, garanto-vos, é muito bom. Serão pessoas melhores e mais felizes, principalmente porque poderão fazer este encontro com Jesus, que digo e volto a repetir, mudará a vossa vida para melhor.

João Pedro Silva

Fotografia: Após um jogo de futebol, nas instalações do Vitória Futebol Clube, também conhecido como Vitória de Setúbal

19 de Dezembro de 2017