Luz da Paz de Belém: Um convite a iluminar as trevas do mundo

20171219-Luz-Paz-Belem-11

No passado dia 19 de dezembro, a Igreja da Anunciada, em Setúbal, recebeu a cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém que juntou, na mesma iniciativa, o Corpo Nacional de Escutas de Setúbal e a Cáritas Diocesana. A celebração foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, acompanhado pelo assistente regional, Padre Francisco Mendes, e pelo pároco local, Padre Fernando Paiva.

A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa mundial de apelo à paz, a partir de uma luz acendida na Gruta da Natividade onde, segundo a tradição cristão, nasceu Jesus, em Belém, na Terra Santa. Este ano, ela foi primeiro transportada por uma criança austríaca. Depois quatro membros do Corpo Nacional de Escutas trouxeram-na de Viena para Portugal. Após mais de 5600 km percorridos, a cerimónia nacional decorreu no Porto, no domingo, dia 17 de dezembro, e a partir daí, de candeia em candeia, a Luz da Paz chegou a todas as regiões.

Através da campanha ‘10 milhões de Estrelas’, da Cáritas Portuguesa, e em parceria com o Corpo Nacional de Escutas, as pessoas são convidadas a adquirir uma vela (com o preço unitário de um euro) para depois a colocarem no parapeito da janela, na noite de Natal, acendendo essa vela como mensagem a favor da paz no mundo. Das verbas recolhidas, 35% serão encaminhadas para apoio às vítimas dos incêndios e 65% ficarão para os projetos em curso nas diferentes Cáritas Diocesanas.

Escuteiros chamados a ser mensageiros da Paz

Nas palavras dirigidas aos presentes, D. José Ornelas apelou ao cuidado para com os mais frágeis, sublinhando algumas palavras já assinaladas nas sua mensagem de Natal, e destacando: “Que a mensagem desta Luz seja uma mensagem de Paz, que vai de encontro aos que mais sofrem. Cuidem desta Luz e levem-na a quem mais precisa. Que este Natal seja para todos, que este mundo tenha em quem acreditar, que possamos nós ser portadores da Luz e iluminar as trevas deste mundo”.

Também Ana Margarida Chagas, a Chefe Regional do Corpo Nacional de Escutas em Setúbal, sublinhou que “esta é uma Luz que viaja de mão em mão sem nunca se apagar” e que cada Escuteiro assume “o papel de mensageiro da paz” através da chama que vem de Belém. “Esta é uma Luz que se reforça em cada partilha. Que vive a Paz, comunga a Paz, soleniza a Paz, partilha a Paz e transmite a Paz a cada um de nós, porque vem de jesus Cristo, o Príncipe de Paz”, afirmou.

Na ocasião, a Paróquia de Palhais/Santo António foi reconhecida pela Cáritas Diocesana de Setúbal como a Paróquia que mais colaborou na Campanha “10 milhões de estrelas” em 2016. Simbolicamente, o Presidente da Cáritas Diocesana, Eng.º Domingos de Sousa, entregou ao pároco, Padre Tiago Veloso, um suporte para velas com a inscrição “Obrigado”.

Anabela Sousa

22 de Dezembro de 2017