Vila Nova de Caparica: Festa da Sagrada Família com Eucaristia presidida por D. José Ornelas

20180102-Sagrada-Familia-Vila-Nova_01

No último dia do ano de 2017, as famílias da paróquia de Vila Nova de Caparica celebraram a Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, sua padroeira, com a graça de ter a presidir à Eucaristia D. José de Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal.

D. José Ornelas convidou os presentes a viver numa constante ação de graças pelas suas famílias, de forma a que a palavra “obrigado” esteja sempre nos lábios de cada um, quando nos dirigimos a Deus e uns aos outros.

Aos pais, recordou que os filhos são dons confiados por Deus, sublinhando que as famílias não podem ser só ninhos que acarinham, têm de ser também rampas de lançamento: “Queremos ser gente que ajuda a crescer em liberdade.” À semelhança de Maria e José, que foram apresentar o Menino ao templo, também os pais devem saber entregar os seus filhos a Deus, à Igreja e à sociedade para que sejam felizes.

“Não existem famílias perfeitas”, lembrou ainda o Bispo de Setúbal, afirmando que apesar dos defeitos de cada um e das diferenças que possam existir, a certeza do amor e da estima de uns pelos outros tudo é capaz de vencer. O Prelado acautelou, porém, que este amor não nasce espontaneamente: “é necessário investir naquilo que é a vida, é preciso dedicar tempo às famílias”.

Neste dia da Sagrada Família, o Bispo diocesano destacou a unidade dos cristãos na grande “Família de famílias” que é a Igreja. Uma Família que tem um Pai: Deus do Céu. Uma Família que tem uma Mãe: a Igreja, que a todos acolhe e nos ajuda a viver como irmãos atentos às necessidades uns dos outros. Uma família capaz de construir um futuro melhor.

Pe. João Nabais Dias, pároco de Vila Nova de Caparica

02 de Janeiro de 2018