Renovamento Carismático Católico: “Espírito Santo, alma da minha alma” foi o tema da Assembleia Diocesana

20180124-Assembleia-RCC-01

A Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico de Setúbal realizou-se, este ano, no pretérito domingo, dia 21 de janeiro, e pela primeira vez, no Pavilhão de Nossa Senhora do Rosário, existente no Santuário de Cristo Rei.

Nesse local se reuniram, pois, cerca de 500 pessoas, na sua maioria membros dos vários Grupos de Oração existentes na Diocese de Setúbal, a fim de, em conjunto, louvarem o Senhor, receberem ensinamento e partilharem entre si a alegria do encontro.

«Espírito Santo, alma da minha alma» foi o tema de reflexão escolhido para esta Assembleia, inspirado na oração do Cardeal Mercier e também tema dos Encontros mensais de Oração e Formação que este ano estamos a realizar nas várias Vigararias da nossa Diocese, sempre orientados pelo Senhor Padre Sílvio Couto, Conselheiro Espiritual do RCC de Setúbal.

Para nos ajudar, tivemos a graça de ter connosco cinco missionários da Comunidade Canção Nova, uma Comunidade Carismática que já se encontra em Portugal há vinte anos, cuja missão fundamental é evangelizar, designadamente através dos meios de comunicação social, e que se encontra sempre disponível para colaborar em  qualquer Diocese, como aconteceu agora com a Diocese de Setúbal.

Nos ensinamentos que foram ministrados, vimos como o Espírito Santo é o Senhor que dá a Vida, que renova todas as coisas, e como “ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo”. Em consequência, pudemos, nos vários momentos de oração carismática que experimentámos, receber a efusão do Espírito Santo e renovar, assim, o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo, Vivo e Ressuscitado.

A Assembleia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Senhor Padre Sílvio Couto, concelebrada pelo Senhor Padre António Faustino, da Comunidade Canção Nova, e com Senhor Diácono Evangelino Ribeiro.

Agradecemos a todos os que participaram e colaboraram e, especialmente, ao Santuário de Cristo Rei, na pessoa no seu Reitor, pela utilização que nos permitiu do excelente Pavilhão de Nossa Senhora do Rosário e pela forma acolhedora como aí fomos recebidos.

José Azadinho Loureiro (Coordenador)

Eucaristia presidida pelo Padre Sílvio Couto, assistente espiritual do Renovamento Carismático Católico de Setúbal

24 de Janeiro de 2018