“Com Arte e com Alma”: Igreja de São Lourenço de Azeitão recebe próxima sessão

20180125-Arte-Alma-Azeitao

A igreja de São Lourenço de Azeitão será o local de acolhimento e o assunto em debate na 4ª sessão do projeto “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património”, a realizar no próximo dia 6 de fevereiro de 2018.

Através de duas conferências distintas, serão analisados quer o extenso historial do templo, edificado no século XIV, quer uma das mais relevantes obras de arte integradas no acervo desta igreja: a escultura em cerâmica policromada e vidrada representando a Virgem com o Menino.

Num primeiro momento, o investigador Ruy Ventura, através da conferência “Igreja de São Lourenço de Azeitão: mais de 600 anos de história”, traçará um esboço do complexo historial deste edifício e analisará alguns dos momentos-chave da sua história. Abordará, igualmente, algum do património mais relevante existente no edifício relativo às várias campanhas construtivas e decorativas, quer do século XVI, quer dos dois séculos seguintes. O século XX, que marcou a transferência de muito património para esta igreja paroquial, será igualmente analisado por este investigador.

Este tema será continuado na segunda conferência, intitulada “A Virgen de la Antigua e o Convento Dominicano de Azeitão”, proferida por Isabel Sousa de Macedo, que abordará especificamente uma das peças provenientes do convento dominicano de Azeitão e cuja produção, ao longo dos tempos, tem sido tributada à famosa oficina italiana dos Della Robbia. Esta escultura ou relevo em cerâmica policromada e vidrada, onde figura a Virgem com o Menino, tem sido objeto de novas investigações, nomeadamente desenvolvidas por Isabel Sousa de Macedo, que têm permitido avançar com novas abordagens em torno da iconografia desta obra de arte e do seu local de produção.

Isabel Sousa de Macedo é arquiteta, técnica superior da Câmara Municipal de Setúbal nas áreas do património histórico e da reabilitação urbana e arquitetónica e foi docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, instituição onde é investigadora e doutoranda. Para além dos estudos ligados à história da arquitetura da zona de Setúbal, tem publicado artigos e realizado comunicações relacionadas com a escultura cerâmica atualmente na igreja de São Lourenço de Azeitão.

Ruy Ventura é professor, mestre em Estudos Portugueses, investigador na área do património religioso material e imaterial e membro do Centro UNESCO de Arquitetura e Arte. Com estudos realizados em diversas áreas associadas ao património religioso, da arte dos retábulos à religiosidade popular e aos santuários, tem-se dedicado intensamente à investigação em torno do processo de sacralização da Serra da Arrábida.

De entrada livre, a sessão terá lugar na igreja de São Lourenço de Azeitão, em Vila Nogueira de Azeitão, pelas 21h15.

Mais informações em www.artesacra.diocese-setubal.pt

O PROJETO “COM ARTE E COM ALMA”

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, serão realizadas sete conferências/conversas informais em sete igrejas da Diocese de Setúbal (integrando as sete vigararias da Diocese). Em cada sessão abordar-se-á uma determinada e importante obra de arte presente na igreja que acolherá a conferência (uma pintura, uma escultura, uma alfaia ou paramento litúrgico, um retábulo, a arquitetura da igreja, etc.), bem como serão discutidos aspetos relacionados com o historial do respetivo edifício. Reunindo os contributos de diversos investigadores, pretende-se que, num ambiente informal e pedagógico, as comunidades paroquiais e todos e quaisquer interessados possam melhor conhecer e valorizar determinados bens culturais de valor excecional presentes no território diocesano. Todas as sessões, de entrada livre, terão início às 21h15.

Mais informações:

Comissão Diocesana de Arte Sacra