Escola Secundária D. Manuel Martins inaugurou busto do seu patrono

20180125-ESDMM-Inauguração-Busto-04

A Escola Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, homenageou ontem, dia 25 de janeiro, o seu patrono, com a inauguração de um busto e uma sessão evocativa do seu legado social. A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do 35.º aniversário da Escola, e na semana em que se assinalou a memória do nascimento do primeiro Bispo da Diocese sadina.

Obra de um professor da escola, Amílcar Souza, o busto de D. Manuel Martins foi inaugurado pela diretora daquele estabelecimento de ensino, Clemência Funenga, e pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Colocado no átrio, à entrada, diz a diretora que aquele busto pretende dar a conhecer o patrono e a sua obra a todos os que ali entrarem.

“Esta obra era uma ambição da nossa comunidade educativa. Já há muito que o queríamos fazer, mas agora só foi possível, e com o apoio, desde a primeira hora, do Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, a quem agradecemos. Esta é uma forma de manter viva a memória de D. Manuel Martins e continuar a dar a conhecer a sua vida e obra”, disse.

Presentes neste tributo ao primeiro Bispo da Diocese de Setúbal estiveram ainda: o Secretário de Estado da Educação, João Costa; o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira; o Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa; e os sobrinhos de D. Manuel Martins.

“De joelhos, só diante de Deus”

Após a inauguração do busto, teve lugar um painel subordinado ao tema “O legado social de D. Manuel Martins”. As palavras de abertura pertenceram a João Costa e as de encerramento a D. José Ornelas.

O Secretário de Estado da Educação sublinhou que “um aluno bem-sucedido é aquele que acolhe o conhecimento e pensa crítica e criativamente sobre o mundo, tornando-se um cidadão inquieto. D. Manuel Martins cumpria estes requisitos e é, por isso, uma pessoa de referência para todos aqueles que por aqui passam”.

D. José Ornelas, em breves palavras, ao encerrar o painel, sublinhou que a dignidade, liberdade e respeito, valores pelos quais D. Manuel Martins sempre pautou toda a sua vida, só foram possíveis porque era um homem verdadeiramente livre, com uma vida totalmente configurada com a vida de Jesus.

“D. Manuel disse-me várias vezes: ‘de joelhos, só diante de Deus’. Foi assim que ele viveu toda a vida e assim trilhou um caminho de liberdade e coragem, denunciando as injustiças sociais”.

“Um mestre e um pai”

No painel participaram Odete Costa, professora aposentada que colaborou com D. Manuel Martins na Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal, o Padre Constantino Alves, pároco de Nossa Senhora da Conceição em Setúbal, e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa. O painel foi moderado por António Sousa Duarte, biógrafo de D. Manuel Martins.

Cada um dos oradores convidados partilhou diferentes aspetos da sua relação com o primeiro Bispo de Setúbal, destacando aspetos como a sua proximidade com os jovens, as suas “lutas sociais, e a sua preocupação para com os pobres e desvalidos. Para todos, D. Manuel Martins foi um mestre e um pai.

A homenagem tinha iniciado na biblioteca da escola, com o lançamento da emissão de um selo comemorativo de D. Manuel Martins, espaço onde está patente uma exposição interativa de fotografias, obras e manuscritos do primeiro Bispo de Setúbal, subordinada ao tema “Quero Que Sejas Tu”.

Rota Cicloturística Solidária foi “um sucesso”

Já no passado dia 20 de janeiro, no dia em que se assinalou o 91.º aniversário do nascimento de D. Manuel Martins, a Escola Secundária com o seu nome tinha organizado uma Rota Cicloturística Solidária, inspirando-se no gosto do primeiro Bispo de Setúbal de andar de bicicleta pela cidade.

Tendo em conta o sucesso da iniciativa, Clemência Funenga, diretora da Escola, afirma que “é possível e desejável que todos os anos se faça, no dia 20 de janeiro, um evento desportivo em homenagem a D. Manuel Martins, e solidário, de apoio do Centro Social Paroquial D. Manuel Martins que tanto tem feito pelas pessoas com mais necessidades desta zona da cidade de Setúbal”.

Anabela Sousa

26 de Janeiro de 2018