Obra do Bom Pastor: Promover as vocações e o apoio material e espiritual do Seminário Diocesano

20180131-Bom-Pastor-Seminario

Teve lugar mais um encontro da Obra do Bom Pastor no Seminário de Almada, na tarde de Domingo, dia 28 de Janeiro. A conferência, sobre os estatutos da Obra, foi proferida pelo Padre Ramiro Ferreira, pároco de Alcochete.

Numa primeira fase, o Padre Ramiro fez um enquadramento histórico da realidade do Seminário. Esta estrutura, tal como hoje a conhecemos, nem sempre existiu, mas é fruto das reformas do Concílio de Trento (1545-1563). A realidade portuguesa atual deve-se à ação do Cardeal Cerejeira, após a desestruturação da Igreja portuguesa na Primeira República.

Neste contexto surgem as OVS (Obra das Vocações e Seminários) e, aquando a passagem do Seminário de Almada para a Diocese sadina, a Obra do Bom Pastor. Segundo os estatutos, tem por missão a promoção das vocações e o apoio material e espiritual do Seminário Diocesano.

O Padre Ramiro reforçou que a Obra do Bom Pastor não é um movimento à parte, mas pretende trazer o cuidado pelas vocações a todos os espaços da Igreja. Isto é da máxima importância porque a Igreja não vive sem sacerdotes, e as vocações não surgem sem a oração e zelo do povo de Deus.

À conferência seguiu-se o habitual lanche, assim como a oração de Vésperas e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

José Cachaço, seminarista

Nota: O objetivo da Obra do Bom Pastor é a promoção das vocações sacerdotais e a ajuda espiritual e material ao Seminário Diocesano. Os Núcleos Paroquiais da Obra do Bom Pastor organizam e dinamizam, sob a orientação do respectivo pároco, a oração pelas vocações na Paróquia. Habitualmente esta oração realiza-se, de forma comunitária, nas primeiras Quintas-feiras de cada mês. Os elementos da Obra do Bom Pastor participam, na medida do possível, nos Encontros no Seminário de S. Paulo de Almada.

Nos últimos Domingos de cada mês, o Seminário abre as suas portas a todos os que queiram conhecer a comunidade que nela habita e rezar por todas as vocações, em especial as vocações ao sacerdócio ministerial. Estes encontros desenrolam-se em três momentos: Conferência/Formação, Convívio (lanche partilhado) terminando com a Adoração do Santíssimo Sacramento e Celebração Solene de Vésperas. Não é necessária qualquer inscrição prévia.

31 de Janeiro de 2018