ALMA FREI homenageia D. Manuel Martins

20180208-Externato-Diocesano-Alma-Frei

O mais recente número da revista ALMA FREI, publicação do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, em Almada, tem como tema de destaque “Os Direitos Humanos” e, nesse âmbito, presta uma homenagem ao primeiro bispo da Diocese de Setúbal recentemente falecido, D. Manuel Martins, incansável defensor dos direitos da pessoa.

O destaque à figura do bispo é dado na capa a ele consagrada, no editorial, no primeiro artigo da secção FREI DESTACA com excertos de uma homilia de Natal relacionada com os direitos da pessoa e na contra-capa que normalmente conta com um poema alusivo ao tema de destaque e que, neste número, transcreve o poema de D. Manuel Martins “A Igreja é a minha casa”.

Na expressão do diretor do colégio, Fernando Magalhães, que assina o editorial, esta é uma inevitável forma de agradecimento do Externato Frei Luís de Sousa que “muito deve a D. Manuel Martins na história contada e na história por contar. A melhor forma que temos de nos mostrar gratos por aquilo que dele recebemos e disso sermos dignos é cumprirmos a mensagem dele recebida e tão expressa nesta síntese por ele feita aquando da sua entrada na nossa diocese e por ele tão procurada e cumprida durante a sua vida: «Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui acompanharei todos os que trabalham e lutam para que o homem seja mais homem numa sociedade justa. Aqui procurarei o Cristo vivo – o único que pode alicerçar na fraternidade a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós». Que assim seja por todos nós, também!”

A revista conta ainda com uma entrevista a Eugénio Fonseca, presidente da Caritas Portuguesa sobre o contributo desta instituição para a defesa do direito das pessoas, com vários artigos sobre educação e com as notícias das atividades e projetos do colégio diocesano.

Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa

07 de Fevereiro de 2018