Professores de EMRC de Setúbal e Lisboa em formação

20180216-Interdiocesano-EMRC

Decorre, amanhã, dia 17 de fevereiro, o Encontro (Inter)Diocesano de Formação para os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das Dioceses de Lisboa e Setúbal. Subordinado ao tema “Fidelidade à Pessoa, alegria na missão – Um olhar sobre o 1º ciclo do EB e sobre o Ensino Secundário”. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, estará presente para acompanhar o início dos trabalhos onde participam mais de vinte professores da nossa Diocese, e cerca de sessenta da Diocese de Lisboa.

A presente formação insere-se no desenvolvimento do plano de ação elaborado para o presente ano letivo pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã e pelos responsáveis diocesanos do ensino religioso, com a aprovação da Comissão Episcopal da Educação Cristã. A entidade promotora é o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Entre os conteúdos formativos estão temas como: o desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância; o “jovem” perante o facto religioso; e a partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Esta formação pretende refletir sobre a missão do docente de EMRC, fornecendo perspetivas educativas para melhor compreender a infância e a adolescência nas suas dimensões simbólica, moral e religiosa. Pretende, para além disso, a partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e proporcionar momentos de encontro entre docentes, favorecendo o trabalho cooperativo.

Os formadores serão dois docentes da Univerdade Católica Portuguesa de Braga: Luís Miguel Rodrigues, com formação em Teologia e Pedagogia, e  Eduardo Duque, com formação em Sociologia, Teologia e Filosofia.

Da parte da tarde, relativamente ao 1º ciclo, serão propostas estratégias para grupos heterogéneos, tendo em conta o cruzamento de conteúdos com outras áreas disciplinares e flexibilização curricular, apresentando exemplos de dinâmicas concretas a aplicar com os alunos do 1º ciclo, em contexto de sala de aula.

No que respeita ao ensino secundário, terá lugar a partilha de dinâmicas e atividades consideradas pertinentes/relevantes para os alunos desse nível de ensino, com base na experiência, quer no ensino público, quer no ensino particular e cooperativo.

Esta formação foi proposta para acreditação (Ação de Curta Duração), através do Centro de Formação de Associação de Escolas do Seixal, centro com o qual este Secretariado tem um protocolo e através do qual temos concretizado diversas ações de formação creditadas. Aguardamos a confirmação da respetiva acreditação.

“Que seja verdadeiro momento de aprendizagem, de partilha, de alegria e de missão”

Da parte do SNEC e das dioceses diretamente envolvidas, Lisboa e Setúbal, existiu a expetativa de uma grande adesão por parte dos professores de EMRC de ambas as dioceses, dada a relação direta, científica ou pedagógica, desta formação com o exercício profissional e é nosso desejo que este Encontro Interdiocesano, independentemente do número de participantes, seja verdadeiro momento de aprendizagem, de partilha, de alegria e de missão.

Quanto à situação da disciplina de EMRC no 1º ciclo e no ensino secundário da Diocese de Setúbal, tendo em conta a estatística do ano letivo transato, trata-se dos dois ciclos com menor percentagem de frequência da disciplina de EMRC nesta Diocese e relativamente aos quais se colocam inúmeros desafios. De salientar que cabe às escolas a oferta obrigatória da disciplina de EMRC e aos pais compete manifestar anualmente (através do boletim de matrícula/renovação de matrícula) a opção pela disciplina e essa opção deverá ser respeitada por parte das escolas.

José Joaquim Santos, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas de Setúbal

16 de Fevereiro de 2018