Encontros com Marcos – Leitura guiada do Evangelho

Encontros com Marcos – uma leitura guiada do Evangelho” é a proposta da Diocese de Setúbal para a Quaresma e Páscoa deste ano. Sempre às quintas-feiras, pelas 21h, as onze sessões terão lugar no Seminário de Almada, de 22 de fevereiro a 17 de maio, com interrupção na semana santa e na semana da Páscoa.

Os encontros serão dinamizados pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas, que dirige este convite a quem tem desejo de conhecer o Evangelho, mas, especialmente, a quem tem responsabilidade de anunciá-lo nas paróquias e nos mais diferentes grupos e movimentos da Diocese.

O percurso inicia na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, no tempo da Quaresma, e termina no tempo Pascal, nas vésperas do Pentecostes. “O propósito – assinala o Bispo de Setúbal – é dar um especial sentido a este tempo central no percurso anual da fé, que tem a Quaresma como caminho de preparação, a Páscoa como centro e o Pentecostes como abertura ao mundo e à missão”.

A escolha do Evangelho de São Marcos, indica D. José Ornelas, acontece porque “é o Evangelho que seguiremos nas leituras dominicais, neste ano B do ciclo trienal de leitura dos evangelhos sinópticos”. Por outro lado, refere ainda, “foi o primeiro dos Evangelhos a ser escrito, contendo a imagem fundamental de Cristo para a fé dos seus discípulos: Cristo, o Messias crucificado, revelado como Filho de Deus e Salvador da humanidade”.

Para as famílias que desejarem participar nestes encontros e queiram trazer os seus filhos, haverá serviço de babysitting.

O programa dos encontros é o seguinte:

Quaresma

• 22 Fev – Introdução; prólogo: No deserto (Mc 1,1-15)
  • 01 Mar – Primeiro anúncio na Galileia: adesão e rejeição (Mc 1,16-3,35)
  • 08 Mar – Parábolas; os de Dentro e os de Fora (Mc 4,1-6,29)
  • 15 Mar – Revelação e Incompreensão (Mc 6,30-8,26)
  • 22 Mar – Quem dizeis que Eu sou?; o Messias Crucificado (Mc 8,27-9,29)

Páscoa

• 12 Abr – A comunidade à luz do mistério pascal de Jesus (Mc 9,30-10,52)
  • 19 Abr – Ministério em Jerusalém (Mc 11,1-12,44)
  • 26 Abr – O Reino de Deus na História (Mc 13,1-37)
  • 03 Mai – Anúncio e celebração da nova Páscoa (Mc 14,1-31)
  • 10 Mai – Paixão, morte e sepultura de Jesus (Mc 14,32-15,37)
  • 17 Mai – Anúncio da ressurreição (Mc 16,1-20)

Clique na imagem abaixo para fazer download do cartaz em formato adaptado para impressão em tamanho A3 ou A4.

AS

18 de Fevereiro de 2018