Charneca da Caparica vai construir estátua de D. Manuel Martins

20180220-Charneca-D-Manuel-Martins

A Paróquia da Charneca de Caparica vai edificar no adro da Igreja Matriz uma estátua de D. Manuel Martins e primeiro Bispo de Setúbal. A homenagem impõe-se, já que a paróquia da Charneca foi a primeira paróquia criada após a criação da Diocese de Setúbal e, pela mesma razão, a primeira paróquia criada por D. Manuel enquanto Bispo da então nova Diocese, logo a 8 de Dezembro de 1975, cerca de mês e meio depois da sua ordenação.

Por esta razão, e mesmo sendo este o Dia da Padroeira da Diocese de Setúbal, enquanto foi Bispo residencial da Diocese sadina, D. Manuel sempre reservava a manhã daquele dia para vir até à Charneca, à sua «filha mais velha», como vezes lhe chamava, para ali celebrar a Eucaristia em festa com todo o povo, que em resposta lhe tributava todo o carinho e reverência que conseguia.

E foi este mesmo povo que recebeu com aclamação, no fim da Missa Dominical, no passado dia 18, o anúncio desta homenagem. A «filha mais velha» da «Diocese da Esperança» vai agora homenagear o Pastor que a formou, o Pastor que foi também para tantos o Defensor dos pobres, oprimidos e sem trabalho, a Voz dos que não tinham voz.

Estátua ficará no adro da Igreja Matriz

A estátua irá ficar colocada na frente do adro da Matriz, precisamente no espaço disponibilizado agora pelas obras de reformulação da rampa de acesso a pessoas com mobilidade condicionada, e que ainda decorrem.

É um espaço nobre, que se projecta em proa sobre a bifurcação da Avenida Elias Garcia e da Estrada da Bela Vista, e que faz memória frente à Igreja que quis elevar a sede de uma grande paróquia, e embrião também da nova freguesia civil que viria a ser criada dez anos mais tarde, em Outubro de 1985, mas cuja origem tem de ser reconhecida na autonomia religiosa criada pelo primeiro prelado setubalense.

Arquiteto Sousa Araújo será autor da obra

Para efectuar o projecto foi convidado o Arquitecto João de Sousa Araújo, conceituado autor de tantas obras de arte que embelezam os templos e outras casas da Igreja da nossa Diocese. Os seus trabalhos pontificam no Santuário do Cristo Rei, no Santuário de Fátima, nas Casas do Gaiato de Setúbal, e em várias Igrejas paroquiais, com destaque para a do Imaculado Coração de Maria de Vale de Figueira, filha já desta paróquia. No nosso território, também a Capela de S. José é do seu risco, pelo que não podia ser mais adequada a opção e o convite, que já aceitou com alegria, o que muito nos alegra também a nós.

Já dentro dos próximos dias o autor virá visitar o espaço e começar a idealizar o projecto, de modo a que, numa das próximas datas significativas relacionadas com D. Manuel Martins, seja possível fazer a inauguração do monumento.

Como é natural, irão começar as campanhas de angariação de meios, e também iremos procurar mecenas que se queiram associar a tão sentida e merecida homenagem de uma filha a um pai.

Padre Francisco Mendes, pároco da Charneca de Caparica

Paróquia da Charneca de CaparicaEstátua de D. Manuel Martins no adro da MatrizA Paróquia da Charneca de Caparica vai…

Publicado por Paróquia da Charneca de Caparica em Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

20 de Fevereiro de 2018