Livro do mês do Centro de Documentação: “As pegadas de um peregrino apaixonado por Cristo”

20180220-Livro-Mes-CDoc-Pe-Ricardo-Gameiro

Ao passar, mais um ano, pelo dia 19 de fevereiro, rubrica do Centro de Documentação assenta numa pequena, mas sentida, homenagem a um grande Homem que peregrinou neste mundo, do qual tive a oportunidade de conhecer e de enriquecer o meu percurso de vida; rubrica essa que a intitularia desta forma: “As pegadas de um peregrino apaixonado por Cristo”.

Um homem que chegou às terras da Cova da Piedade, no verão em que eu nasci (1975), impulsionador e construtor de uma Obra Social significativa no âmbito nacional, face ao trabalho desenvolvido pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social: o promotor do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, genuinamente em prol dos outros. Esta foi sempre a sua aspiração, o seu empenho constante e contagiante. Este Homem foi e é, agora no céu a olhar por nós, o Padre Ricardo Gameiro.

Este sacerdote da Diocese de Setúbal e pai dos seus paroquianos piedenses, nascido a 19 de fevereiro de 1929, pautou a sua vida pela exortação apostólica “Evangelii Nutiandi” do Papa Paulo VI de 1975, sobre a evangelização no mundo contemporâneo, na qual, a Igreja tem de ter um notável dinamismo na sua ação evangelizadora, não apenas dentro do seu seio, mas sobretudo fora dela, levando a mensagem de Cristo a todas as gentes, através das suas “obras”. As “obras” são os visíveis e verdadeiros testemunhos da doutrina cristã.

Audaz, assente na confiança plena da Providência Divina, o Padre Ricardo foi lutando e ultrapassando os desafios exigentes da verticalidade de ser cristão e do anúncio do Evangelho. Tal não foi sua veemência e amor a Cristo que criou a Rádio “Voz de Almada”, rádio local de inspiração cristã, tornando-a Cooperativa de Radio Difusão em dezembro de 1986. E foi ainda mais longe, fundou a Associação de Rádios de Inspiração Cristã a 27 de setembro de 1991, sendo também primeiro Presidente de Direção desta associação, ainda hoje existente.

Muito mais havia a relatar do “nosso” querido sacerdote, mas termino transcrevendo um trecho da sua Declaração pessoal de última vontade, que tive o privilégio de ler e de aprender a ser mais cristã, aquando o tratamento arquivístico do seu acervo documental e organização da sua Exposição Permanente “Pegadas no Tempo e na História… Ao encontro da cultura e da fé” (patente no Centro Comunitário de Laranjeiro – equipamento social do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro).

Foram estas as palavras, deixadas pelo Reverendíssimo Padre Ricardo:

“… Louvar e agradecer o amor infinito de Deus pelo dom da Fé recebida no seio de uma família cristã; tendo presente a minha santa e venerada Mãe pela forma decisiva como marcou a minha vida cristã de Padre. Confesso a minha fé num Deus, Trindade Santíssima, cujo amor se tornou visível na pessoa adorável de Jesus Cristo que se fez nosso companheiro de viagem, dando pleno sentido à minha vida de Padre […]. Peço, com humildade e verdade, perdão a todos aqueles que por palavras, atos e omissões, ofendi na minha ação pastoral […].”

E por último, como expressão do seu amor aos pobres e idosos, assim como do seu carinho às crianças – homens do amanhã, terminou esta declaração, assim:

Lembrando que a Fé sem obras é morta, sempre lutei pela causa da justiça Social e quisera que este empenhamento fosse também uma dimensão do anúncio do Evangelho aos pobres e um serviço ao bem comum”.

Bem-haja Padre Ricardo, por ter passado pelas nossas vidas!

Alexandra Figueiredo, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família (Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro)

Nota: O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos. Mais informações, aqui.

20 de Fevereiro de 2018