Santuário do Cristo Rei vai ser “pintado” de vermelho para lembrar os Cristãos perseguidos

O Santuário do Cristo Rei, em Almada, vai ser “pintado” de vermelho, tal como o Coliseu de Roma e Igrejas em Alepo e Mossul para lembrar perseguição aos cristãos. Portugal, Itália, Síria e Iraque vão estar ligados numa grande iniciativa internacional da Ajuda à Igreja que Sofre em que alguns monumentos vão ser “pintados” da cor do sangue para se lembrar ao mundo a questão da liberdade religiosa e, muito concretamente, a perseguição aos cristãos.

“Combater a indiferença” é, pois, um dos principais objectivos desta jornada de oração e de sensibilização, agendada para sábado, dia 24 de Fevereiro, e que vai unir, “pintando” de vermelho, a cor do sangue, o Santuário do Cristo Rei, em Almada, o Coliseu de Roma – um dos primeiros símbolos da perseguição aos Cristãos –, assim como a catedral maronita de Santo Elias, em Alepo, na Síria, e a igreja de São Paulo, em Mossul, no Iraque, dois dos países em que, nos tempos actuais, a violência religiosa mais se tem acentuado.

Em Portugal, a Fundação AIS vai associar-se a esta iniciativa, “pintando” de vermelho o Santuário Nacional do Cristo Rei, em Almada, na Diocese de Setúbal, reeditando-se assim o gesto realizado em Novembro de 2016, por altura da apresentação em Portugal do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que mobilizou então largas dezenas de pessoas.

Esta será uma forma de se lembrar também no nosso país o drama imenso da perseguição religiosa no mundo, através de um monumento tão icónico como o Santuário do Cristo Rei, que apesar de estar situado em Almada, na Diocese de Setúbal, está virado para a cidade de Lisboa, e é visto diariamente por milhares de pessoas. Tal como em Roma, Alepo ou Mossul, em Almada haverá um momento de oração do Terço pelos Cristãos Perseguidos, que deverá ter início pelas 16 horas com a oração do terço, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

Clique na imagem abaixo para fazer o download da oração do terço pelos Cristãos perseguidos, especialmente disponibilizada pela Fundação AIS para esta ocasião.

Paulo Aido, Departamento de Informação da Fundação AIS

20 de Fevereiro de 2018