Exposição de fotografia retrata estações da Via Sacra

20180223-Arte-Sacra-Exposicao-04

A 4.ª edição das Jornadas Diocesanas de Arte Sacra, promovidas pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, teve lugar no passado domingo, dia 18 de fevereiro na cidade sadina. O ponto alto foi a inauguração da exposição de fotografia “Rezar a Cidade”, na Galeria Municipal, que contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A tarde iniciou na Igreja de São Julião onde os cerca de noventa participantes puderam, numa ocasião inédita, visitar o Tesouro da Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião onde se deram a conhecer peças de relevo artístico, além de se colocar em evidência a preocupação pela salvaguarda do património sacro.

Seguiu-se, depois, entre a Igreja de São Julião e a Galeria Municipal, um percurso pedestre com conferência, subordinado ao tema “Rezar Setúbal”, conduzido por José Luís Catalão, chefe Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Setúbal.

Passou-se pela antiga Ermida de Nossa Senhora da Conceição do Sapal, por registos de antigas fachadas de edifícios religiosos, e pela Igreja da Misericórdia, terminando na exposição do Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Itinerância da Cruz é solidária com o drama humano

Neste local foi, então, inaugurada a exposição “Rezar a Cidade”, que contou com a presença de mais de cem pessoas, incluindo os fotógrafos profissionais e amadores que, desafiados pela Comissão Diocesana de Arte Sacra, fotografaram as quinze estações da Via Sacra, inspirados nos vestígios urbanos da religiosidade.

Na ocasião, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas sublinhou que a “itinerância da cruz não é uma passagem saudosista, mas uma passagem solidária com o drama humano” e que quem visita a exposição “não pode passar indiferente às imagens que retratam, com competência e paixão, o desejo de um mundo mais fraterno e humano”.

Já a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou o esforço que a autarquia tem feito para preservar o património histórico e, referindo-se ao Convento de Jesus, garantiu que “as obras estão na fase final de recuperação para devolver, a todos, aquilo que é de todos”.

Os fotógrafos que aceitaram o convite foram: Ricardo Perna, Bruno Moreira, Bruno Leite, Milai Santos, Francisco Carrola, Jorge Velez, Fábio Sousa, João Marreiros, Ana Esperança, Mário, João Cláudio, Catarina Duarte, Anabela Sousa, João Bordeira e Miguel Cardoso.

A exposição pode ser visitada, até 8 de abril, na Galeria Municipal, de terça a sexta-feira, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos das 14h00 às 18h00.

Anabela Sousa

23 de Fevereiro de 2018