Charneca de Caparica: Primeira imagem da nova Igreja revelada

20180302-Charneca-Caparica-Nova-Igreja

Ontem, dia 1 de Março, a Comissão Instaladora da Nova Igreja de Nª Sª da Rosa reuniu para apreciar a primeira ideia-base para o projecto do novo templo principal da Charneca de Caparica.

Da autoria do Arquitecto António Varela e seu gabinete, a ideia-base, que servirá agora para elaborar um projecto mais definido e mais específico, é a de criar um edifício único, de linhas simples e sóbrias mas distinto, com o espaço de acolhimento/átrio num plano térreo e os espaços funcionais de salas da comunidade no piso inferior, aproveitando o declive existente no espaço destinado à obra.

Aproveitando também a configuração do terreno, a Igreja apresenta-se perfeitamente orientada, isto é, segundo a forma tradicional, com a entrada para Poente e o altar para nascente. Ao lado, um campanário eleva-se para suportar os sinos.

Muitos pormenores ficaram ainda por afinar, mas a Comissão Instaladora teve ocasião de apresentar ideias e sugestões a integrar no novo projecto.

Este será apresentado, já mais elaborado, mais completo e já com espaços definidos no seu interior no próximo dia 16, em reunião conjunta da Comissão Instaladora e dos Conselhos Económico e Pastoral da comunidade.

A obra é muitíssimo mais barata que a do anterior projecto e também albergará mais pessoas sentadas, 600, sendo também de construção mais simples e rápida.

Pe. Francisco Mendes, pároco da Charneca de Caparica

02 de Março de 2018