Paróquia da Baixa da Banheira promove semana de Estudos Bíblicos

20180315-Baixa-Banheira-Semana-Biblica

A paróquia de São José Operário, na Baixa da Banheira, dinamiza uma semana de Estudos Bíblicos com o tema «da convivialidade no amor ao amor eclesial», a partir das 21h00, entre 5 e 9 de março, na cripta da igreja paroquial.

A semana de Estudos Bíblicos 2018, na igreja de São José Operário, é um momento de formação e conhecimento no livro sagrado, crescimento na fé e encontro para a comunidade paroquial da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira.

O tema «da convivialidade no amor ao amor eclesial» vai ser refletido entre 5 e 9 de março, a partir das 21h00, na cripta da igreja paroquial, e surge em sintonia com o biénio que a Diocese de Setúbal está a viver dedicado à «família».

O orador convidado é frei Herculano Alves, doutorado em Teologia Bíblica, pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), e que, atualmente, entre outros projetos, está dedicado ao projeto de investigação «A Bíblia em Portugal».

O franciscano Capuchinho explica que o tema das jornadas vai desenvolver-se em cinco etapas principais e começa com “o problema antropológico dos seres humanos, que são essencialmente sociáveis”, um ponto “essencial” para falar da família, o ponto de vista humano.

Por exemplo, na etapa três, vai realçar que “Jesus Cristo veio dar mais um passo gigantesco”, a partir da visão antropológica e teológica do Antigo Testamento, e “instituir a nova família, que consiste, não apenas em viver com o outro, mas em dar a vida pelo outro”. E, assim o orador, faz a passagem da família, “fundada no princípio da consanguinidade (tribal), para a nova família humana universal”.

Programa Quaresma 2018

A semana de Estudos Bíblicos insere-se no programa paroquial para a Quaresma onde destaca-se a celebração penitencial, com a presença dos padres da vigararia, 13 de março às 21h00, na igreja; a celebração penitencial na capela do Vale da Amoreira, às 16h00, do próximo dia 21, e ainda a Via-Sacra da Catequese, às 15h00 de 24 de março.

Tríduo Pascal

No Tríduo Pascal realçam-se os momentos comunitários da celebração da Ceia do Senhor, às 19h00, e passado duas horas (21h00) a Adoração, na Quinta-feira Santa, 29 de março.

O dia seguinte começa com a oração de Laudes, 09h00, e depois há Confissões até às 12h00. A celebração da Paixão do Senhor começa às 15h00 e a partir das 18h00 a Via-Sacra recorda os últimos passos de Jesus.

A Vigília Pascal, no Sábado Santo, dia 31 de março, está marcada para as 22h00, na igreja de São José Operário, que durante a manhã e a tarde há tempos consagrados para o Sacramento da Reconciliação (09h45-12h00; 15h00-18h00).

Paróquia da São José Operário, Baixa da Banheira

05 de Março de 2018