Escuteiros em Cenáculo: Sonhar e “aspirar às coisas do Alto”

20180315-Cenaculo-03

Nos dias de 9, 10 e 11 de março decorreu, na Escola Secundária de Pinhal Novo, o XVI Ciclo do Cenáculo da Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas que contou com mais de 100 participantes de toda a região de Setúbal: a maior participação de sempre de região de Setúbal.

Teve com imaginário a trilogia “Senhor dos Anéis”, de J. R. Tolkien, e contou com 8 oradores, em que alguns temas incidiram sobre: Serviço; Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA); Dinamização de Clã; O que é ser caminheiro/companheiro; Serviço Voluntário Europeu (SVE); Fé; e ainda um momento de reflexão realizado por um seminarista, também Escuteiro, o Afonso Pereira.

No Domingo, dia 11 de março, contámos ainda com a presença do Bispo, D. José Ornelas para presidir à Eucaristia.

Sem medo, ser testemunha de Cristo

“Não sonhem barato. Sai-nos muito caro.” Foi com estas palavras que o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, se dirigiu aos 109 Caminheiros/Companheiros de Setúbal que se encontravam reunidos em Cenáculo. Pediu-nos que fossemos membros ativos e catalisadores de mudança e que com isso, e por isso, soubéssemos aspirar “às coisas do Alto”.

Falou-nos da saudade, não daquela que temos por coisas que não voltam, mas da outra que nos dá esperança. Da saudade que promete o que vem, da saudade que espera pacientemente na certeza de um futuro melhor.

Exortou-nos a ser esse futuro, a não ter medo nem vergonha e a sermos testemunhas de Cristo, porque sendo, dando testemunho, o nosso futuro será melhor. E é com certeza que lhe dizemos, D. José, sem medo, fiéis e já com saudade do que aí vem, que sonhamos sempre mais, pois “tem de haver sempre um sonho pelo qual lutar”.

Somos em Cristo, sementes de mudança.

O que é o Cenáculo?

O Cenáculo é uma atividade nacional e regional/de núcleo, escutista, da IV secção, de caminheiros/companheiros para caminheiros e companheiros, e tem como objetivo dar voz aos caminheiros e companheiros. É uma atividade que se assenta em fóruns e plenários, em que os temas são selecionados de acordo com os assuntos mais relevantes para os jovens e o Escutismo.

Bernardo Franco – 643 Pinhal Novo | Logística
Rita Carreto – 504 Quinta do Anjo | Comunicação