comprehensive-camels

Ceia do Senhor: “Não basta dar algo, o importante é dar-se”

20180329-Missa-Ceia-Senhor-01

No dia dedicado ao sacerdócio, e depois da Missa Crismal pela manhã, onde os presbíteros renovaram as suas promessas sacerdotais, ao final da tarde desta Quinta-feira Santa, 29 de março, D. José Ornelas presidiu à Missa da Ceia do Senhor na Sé de Setúbal.

O Bispo de Setúbal lembrou que, aproximando-se “a hora da glória”, neste dia, Jesus resume toda a sua vida no mundo e dá sentido às horas da paixão e morte que se aproximam, para concluir a missão que o Pai lhe confiou. “A glória não é a expressão do poder ou do saber. A glória é a expressão daquilo que a pessoa é. Nesta hora, Jesus vai consumar e coroar aquilo que foi toda a sua vida de serviço, e vai manifestar o amor de Deus até à entrega total do dom da sua vida”, afirmou.

D. José Ornelas destacou, ainda, dois gestos de Jesus na Última Ceia com os seus discípulos. Por um lado, a lavagem dos pés que é “um gesto de afeto e serviço” feito pelo Mestre e Senhor, que adquire “um novo fundamento para a comunidade, para a noção de sucesso, de grandeza e de glória”.

Por outro lado, a hora do partir do Pão da vida: “Não basta dar algo, o importante é dar-se – afirmou o Prelado – E dando o pão e o vinho, Corpo e Sangue, Jesus dá a vida de Filho de Deus”. Para além disso, ao dizer aos discípulos “tomai e comei”, “Jesus pede a nossa colaboração ativa” para “fazer nossa a vida de Cristo Senhor”.

No rito do lava-pés, o Bispo de Setúbal lavou, simbolicamente, os pés a seis Escuteiros do Agrupamento 415 Santa Maria (da Sé de Setúbal).

AS

Partilhe nas redes sociais!
30 de Março de 2018