Pe. Joaquim Pereira de Sampaio

n122391471109551_6221

Nota biográfica de D. Manuel Martins sobre um dos sacerdotes mais recordados da Diocese de Setúbal

Pe. Joaquim Pereira de Sampaio

O Padre Joaquim Pereira de Sampaio é uma figura de referência dos primeiros anos da Diocese de Setúbal. Faleceu em 21 de Julho de 1993, ainda em plena pujança de vida, depois de uma dolorosa doença, que suportou no meio do trabalho e da esperança.

Nasceu em Amarante e frequentou os Seminários do Porto. Foi professor e pároco, sempre incansável, competente, insatisfeito, sério, fiel.

Fui seu professor em Teologia e posso testemunhar que foi um aluno aplicado e brilhante e seminarista por todos estimado.

Em Setúbal, exerceu com proficiência singular os cargos de Secretário-geral e Pró- Vigário Geral. Interessou-se como poucos na problemática da Igreja, num mundo a clamar Deus e em Deus, atenção, justiça, solidariedade. Deu-me muito alento e ajuda nesta vertente essencial da minha missão pastoral.

Sempre disponível para os colegas,não exagero se disser que deixou em todos sentimentos de amiração, gratidão e estima.

A qualquer pessoa em necessidade, logo se aprontava. para a ajuda necessária e possível.Por isso, estou certo de que ainda estará no coração de muita gente.

Amava Setúbal como terra sua, amor que passou aos seus familiares, que aí compraram casa.

Eu não poderei nunca esquecer o Padre Sampaio, e todos os 21 de Julho lá estou em Amarante a lembrá-lo e a agradecer-lhe.

Neste Ano Sacerdotal em que Setúbal anda a lembrar os seus padres que partiram, sabe bem lembrar o Padre Sampaio. яндекс

+ D. Manuel Martins

06 de Maio de 2010