comprehensive-camels

Bento XVI entrega Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

rosa

Primeira vez que um Papa o faz pessoalmente em solo português

 

 

 

Bento XVI vai entregar uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima no próximo dia 12 de Maio, tornando-se o primeiro Papa a fazê-lo pessoalmente em solo português.

O gesto será cumprido logo no primeiro momento do programa em Fátima, na Capelinha das Aparições, onde o Papa irá proferir uma oração.

A Rosa de Ouro, dirá Bento XVI junto da imagem de Nossa Senhora, é “uma homenagem de gratidão” pelas “maravilhas que o Omnipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam”.

“Estou certo que os Pastorinhos de Fátima, os Beatos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia de Jesus nos acompanham nesta hora de prece e de júbilo”, acrescenta a oração divulgada pelo Departamento das celebrações litúrgicas pontifícias na página oficial do Vaticano.

A insígnia é um dom simbólico que os Papas entregam como reconhecimento de méritos pessoais ou como sinal de devoção particular a igrejas, santuários ou mesmo cidades.

A primeira Rosa de Ouro oferecida ao Santuário de Fátima foi entregue pelo Cardeal Fernando Cento, enviado de Paulo VI, a 15 de Maio de 1965.

A mesma distinção foi enviada por João Paulo II ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (Braga), por ocasião do centenário da coroação da Imagem de Nossa Senhora.

Foi entregue pelo Cardeal Eugénio Sales a 8 de Dezembro de 2003.

A entrega de Rosas de Ouro era já prática corrente no pontificado de Leão IX (1049-1054), mas acredita-se que remonte ao século VII ou finais do século VI.

Partilhe nas redes sociais!
09 de Maio de 2010