comprehensive-camels

Como avaliar o sucesso?

pape-b10

Coluna de opinião de Rui Pinto Gonçalves, Chefe Regional de Setúbal do CNE

 

No momento em que estas linhas são escritas o Santo Padre ainda não aterrou em solo nacional. Assim, não se sabe o impacto da visita e o sucesso que a mesma terá (ou teve na perspectiva do leitor).

 

Mas é interessante fazer o exercício prévio no sentido de pensar nos critérios de avaliação que irão ser usados pelos críticos (termo entendido como aquele que comenta com perspectiva de avaliação) que se debruçarão sobre a visita.

 

O primeiro será seguramente o impacto em números. Serão feitas contabilizações de “cabeças” para saber quantos estiveram em Lisboa, Fátima e no Porto.

 

Depois, ligado ao anterior, será o critério comparativo com João Paulo II. Como o falecido Papa motivava e este parece não o fazer, como aquele Servo de Deus levava gente para a rua e este Papa não traz.

 

Em terceiro lugar serão avaliadas as palavras mas exclusivamente quanto à questão da pedofilia. Se o Papa se humilhou o suficiente, se se lêem palavras de constrangimento, culpa, auto flagelação e de suficiente condenação.

 

Finalmente serão apreciados as despesas inerentes à visita. Os gastos da Santa Sé e os do Estado Português num momento de contenção. Serão avaliadas as despesas tanto de protocolo como de segurança pois o número de polícias é sempre um tema que interessa muito. Ouvir-se-ão um conjunto de apreciações negativas a esta desproporcionalidade e despesas para um “mero” chefe de um Estado tão pequeno que não pode ter qualquer relevância.

 

E a avaliação cessará por aqui com o júbilo de alguns no caso de algo correr menos bem.

 

Já esta semana Inês Pedrosa escreveu que não compreende o afã do Estado nem a tolerância de ponto e escudou-se na Constituição para não conceder a referida tolerância aos funcionários da Casa Fernando Pessoa de que é directora. Diz este insigne símbolo da cultura portuguesa que quando o Dalai Lama veio a Portugal nada disto ocorreu.

 

Perante tão profundo conhecimento do que é a Portugalidade espelhado neste iluminado comentário e porque é da directora da Casa Pessoa que falamos o melhor é mesmo todos nós termos vivido a visita do Santo Padre sem desassossego e com a alegria e participação que a mesma merece pois no meio do ruído pouco há que valha a pena para além do amor a Cristo e à Igreja que assentou em Pedro como assenta nos seu 266.º sucessor.

 

Será que foi assim que tudo aconteceu?

 

Rui Pinto Gonçalves

Chefe Regional

 

 

Partilhe nas redes sociais!
10 de Maio de 2010