comprehensive-camels

Ofertas a Bento XVI

pixide_Coroa N. Senhora

A Diocese de Setúbal, e em especial o Santuário do Cristo Rei, associa-se à visita do Papa Bento XVI através de algumas iniciativas que deixarão marcas no Santuário. O reitor, Padre Sezinando Alberto, relevou a importância da passagem do Santo Padre pelo espaço aéreo do local, para observar o carinho das cerca mil crianças que compunham as palavras «bem-vindo».

 

 

 O sacerdote referiu que o santuário (que ainda não encerrou as celebrações dos seus 50 anos) espera levar à prática a mensagem do Santo Padre, para que os portugueses vejam aquele local um «ponto de referência para a evangelização, e um local central para todos os católicos».

O Santuário vai fazer  três ofertas a Bento XVI: uma píxide em prata dourada, mandada fazer pelo Santuário de Cristo Rei, com a finalidade de servir na Missa de dia 13 de Maio em Fátima, e que no final das celebrações regressará a Almada, fazendo parte do espólio do futuro museu do Santuário de Cristo Rei. Na base da píxide podem observar-se, de um lado o logótipo dos 50 anos de Cristo Rei, e do outro a coroa de N.ª Sr.ª de Fátima, à volta está a inscrição que recorda o seu uso por Sua Santidade. 

O reitor refere ainda que «durante a campanha de angariação de fundos para a construção do Monumento a Cristo Rei, muitas pessoas ofereceram objectos em ouro, para que o dinheiro da sua venda revertesse para a obra. Conseguiu-se a conclusão dos trabalhos sem ser necessário recorrer à venda dos materiais preciosos oferecidos. As doações feitas em ouro foram derretidas para a feitura de algumas alfaias litúrgicas. Nesse sentido a medalha que o Santuário vai oferecer no dia 11 ao Papa é uma réplica do resplendor da Custódia principal, feita com as várias doações em ouro. No cimo pode observar-se a coroa de Cristo Rei e no centro a gravação em cristal com o logótipo dos 50 anos deste Santuário, e atrás está a gravação que assinala a oferta feita pelo Santuário ao Santo Padre.

Por fim, será ainda ofertado um quadro a óleo sobre tábua de 60×100 de autoria do Arquitecto João Sousa Araújo.

 

BML

Partilhe nas redes sociais!
10 de Maio de 2010