Mensagem Especial ao Santuário de Cristo Rei e à Diocese de Setúbal

400px-Cristo_Rei_e_a_Cruz_Alta

Mensagem na íntegra do Papa Bento XVI, aquando da Missa do Terreiro do Paço, em Lisboa, relativa aos 50 anos do Santuário do Cristo Rei, em Almada, Diocese de Setúbal

Queridos irmãos e irmãs,

Neste momento, dirijo o olhar para a outra margem do Tejo, onde se ergue o Monumento a Cristo Rei, quase no encerramento das comemorações dos seus 50 anos. Na impossibilidade de visitar o Santuário – como desejava Dom Gilberto, Bispo de Setúbal – quero daqui apontar às novas gerações os exemplos de esperança em Deus e lealdade ao voto feito, que nos deixaram esculpidos no mesmo os Bispos e fiéis cristãos de então, em sinal de amor e gratidão pela preservação da paz em Portugal. Dali a imagem de Cristo estende os braços a Portugal inteiro, como que a lembrar-lhe a Cruz onde Jesus obteve a paz do universo e Se manifestou Rei e servo, porque é o verdadeiro Salvador da humanidade.

Na sua função de santuário, seja cada vez mais lugar para cada fiel rever como os critérios do Reino de Cristo estão impressos na sua vida de consagração baptismal, para fomentar a construção do amor, da justiça e da paz com intervenções na sociedade a favor dos pobres e oprimidos, para centrar a espiritualidade das comunidades cristãs em Cristo, Senhor e Juiz da História.

Para quantos dinamizam e servem no Santuário de Cristo Rei, para os seus peregrinos e todos os Diocesanos de Setúbal, imploro abundantes bênçãos do Céu, criadoras de esperança e paz duradouras nos corações, nas famílias e na sociedade.

11 de Maio de 2010