Papa contribui para a renovação social

caritas

Em comunicado, a Caritas Portuguesa, pela boca do seu Presidente, Eugénio Fonseca, afirma que «vive com entusiasmo e expectativa a presença em Portugal de Sua Santidade o Papa Bento XVI».

Para aquela instituição da Igreja, «o realismo das sociedades contemporâneas e a profundidade do pensamento teológico de Bento XVI determinaram como prioridades do actual Pontificado propostas enviadas a mulheres e homens de boa vontade no âmbito do exercício da caridade, da fundamentação da esperança e da construção da justiça».

Para Eugénio Fonseca, «terá sido esse o objectivo da publicação das três Encíclicas de Bento XVI», que constituem «sólidos fundamentos e manancial inspirador para todos, nomeadamente para os que optam prioritariamente pela atenção ao outro, ao que está à margem, ao só, ao pobre».

Recordando que «a falência de sistemas políticos e depois de modelos económicos e de desenvolvimento deitaram por terra infundados sonhos alimentados ao longo das últimas décadas», o comunicado declara que «como em todos os momentos da história e na autêntica tradição evangélica, o Papa sugere objectivos sustentados e meios para os atingir que não incluem o sacrifício de nenhuma outra pessoa ou instituição. Esperamos que os repita em Portugal, alimentando uma esperança sustentada na sabedoria e na missão de todos».

Para a Caritas, «a presença do Papa em Portugal será um contributo para a renovação social, para a construção da justiça e da paz».

«Trata-se de uma oportunidade. O Papa quis estar connosco. Tenhamos a humildade de querer estar com ele. Para o ouvir, apoiar e, juntos, caminhar na esperança», conclui.

11 de Maio de 2010