comprehensive-camels

BILHETE-POSTAL

bispo_1

Crónica de D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

 

 

Caro Alfredo,

 

Aos Domingos, costumo celebrar a Eucaristia na igreja da SS. Trindade, uma das maiores do Porto. No seu frontispício, gravada no granito, esta lembrança-convite: “Soli Deo Honor et Gloria”, o que em português quer dizer: “Só a Deus Honra e Glória”. Gostarás de saber que esta expressão “SOLI DEO” está na origem e explicação daquela pequena cobertura vermelha que os bispos usam em determinadas funções, sobretudo litúrgicas. Se calhar, para lembrar a si mesmos e aos outros que em tudo se deve dar glória a Deus.

Foi nesta igreja que comecei como capelão da missa das 7.30h da manhã, vindo do Seminário de Teologia, onde era professor e vice-reitor. Belos tempos! A esta missa, muito concorrida, nunca faltavam os pais do seminarista Januário que moravam ali muito perto. Este Januário, que animava muito a vida do Seminário (!) é hoje D. Januário, bispo das Forças Armadas.

Pois, regressado ao Porto, lá voltei eu à Trindade onde encontro bom apoio espiritual para o meu sacerdócio.

Comecei esta conversa com o intuito de comungar contigo tantas coisas “boas” que vou ouvindo no autocarro que à Trindade me leva, e no Metro que da Trindade me traz. Vejo, porém, que já não o posso fazer hoje. Posso deixar para depois?

 

Com um abraço,

+ Manuel

                                                  

Partilhe nas redes sociais!
24 de Maio de 2010