comprehensive-camels

Novos equipamentos sociais criam mais respostas

Rumo ao Futuro

Em Setúbal, na Quinta de Santo António, o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, presidiu à cerimónia de inauguração da Creche da Associação Jardim de Infância “O Sonho”. Construído ao abrigo do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), este equipamento cria 66 lugares e 21 postos de trabalho, num investimento total de mais de 800 mil euros, em que o Estado participou com 360 mil euros. Em Almada, Pedro Marques presidiu à inauguração do Lar Residencial da Associação Almadense Rumo ao Futuro, construída, também, ao abrigo do Programa PARES.

Este lar residencial dispõe de 14 lugares permanentes e dois para ocupação temporária e permitiu a criação de 11 postos de trabalho. O investimento público ascende a 265 mil euros, num investimento total de 434 mil euros.

 

 

Com mais este equipamento na área da primeira infância, o Distrito de Setúbal ultrapassará as metas europeias definidas para o apoio em creches, que é de 33 por cento. “Vamos ficar com uma rede de cobertura de 36 por cento. E vamos atingi-lo com o esforço de instituições como o Sonho”, disse o Secretário de Estado da segurança Social.

“Esta creche representa bem o propósito daqueles que lançaram o Programa PARES e daqueles que o abraçaram, como é o caso da Associação “O Sonho”. O PARES tinha um grande objectivo, que era aumentar em 50 por cento a rede de creches no País, para nos colocarmos ao nível das maiores referências europeias nas respostas à 1.ª infância. Conseguimos atingir o objectivo do PARES e estamos a atingi-lo na justa medida em que instituições como “O Sonho” estão a concretizar projectos desta qualidade. É, aliás, uma memória que podemos fazer. O PARES aprovou cerca de 400 creches no País, cerca de 40 no Distrito de Setúbal e cerca de quatro no Concelho de Setúbal. Vão ser muitos milhares de crianças que vão ser apoiadas em todo o País e vão ser muitas centenas aqui no Distrito de Setúbal. Estamos a criar e a garantir mais futuro para estas crianças e estamos a garantir mais futuro para as suas famílias. Estamos a garantir mais efectiva igualdade, mais conciliação entre a vida familiar e profissional. Estamos a garantir, também, muito investimento e muitos postos de trabalho”, disse, lembrando que o Estado, para além de apoiar na construção, apoiará, sobretudo, o funcionamento da creche, com 200 mil euros por ano, “para que a instituição possa trabalhar para as famílias da classe média, da classe média baixa, mais carenciadas e, também, para as famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, porque queremos dar oportunidades de inserção a essas famílias. Elas têm de ter um apoio de qualidade, onde deixar as suas crianças e, portanto, podemos talvez criar algum emprego para alguns desses beneficiários, no quadro da instituição, mas, sobretudo, apoiar algumas famílias no âmbito da creche”.

O Presidente da Associação “O Sonho”, Florival Cardoso, lembrou aos presentes que grande parte da população da zona está desempregada, tornando-se, por isso, o novo equipamento importante, sobretudo, nesta altura.

“Uma grande percentagem da população da área de intervenção do “Sonho” trabalha na construção, estando desempregada. É neste contexto sócio económico que este espaço assume valor acrescentado ao constituir-se numa resposta social que irá proporcionar às famílias deixar os seus filhos, no início das suas vidas, num espaço com qualidade e carinho, onde irão usufruir dos direitos constitucionalmente designados, nomeadamente o direito à educação, à igualdade, à saúde, à protecção social”, afirmou.

O Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, saudou a iniciativa, “que proporciona condições para podermos continuar a sonhar com um futuro melhor” e cria “condições para que as nossas crianças possam ser os Homens de amanhã”.

  

PARES cria onze novas respostas sociais 

 

 

O Projecto contou, também, com o apoio da autarquia, com uma verba na ordem de 70 mil euros, da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, com um montante de 15 mil euros e de vários parceiros.

O Presidente da Direcção, João Rocha, agradeceu todos os que apoiaram a construção da obra, às instituições públicas, aos privados, à equipa técnica e aos elementos da direcção.

“Na verdade, cerca de 10 anos depois de se abrir a valência do Centro de Actividades Ocupacionais, que aconteceu em Setembro de 1999, estamos a dar mais este salto qualitativo na actividade que desenvolvemos, ao colocar mais esta resposta social ao serviço da população que apoiamos. Por isso temos razões para estar satisfeitos”, disse, referindo também a satisfação de “chegar ao fim da obra com as contas todas em ordem”. 

Lembrando o caminho que a Associação percorreu e todos os que colaboraram com a instituição, o Vereador da Câmara Municipal de Almada, António Matos, saudou o programa PARES, “uma boa política da agenda social do Governo”, afirmou.

“Aqui está uma resposta e vai haver mais, com o empenho dos profissionais da Segurança Social, todos quantos trabalham nas autarquias, no Governo, nesta parceria, que, na sua essência, é uma parceria virtuosa. É, também, altura de olhar para o futuro com algum optimismo e pensar que é possível hoje e aqui, na nossa terra, e no nosso tempo construirmos um bocadinho de paraíso na terra. Almada é, não só, no Distrito de Setúbal, mas creio que na Área Metropolitana de Lisboa, o concelho com mais somatório de Programas PARES aprovados e só na área da Infância temos, em Almada, o mais gigantesco programa de investimento público central e local”, esclareceu.

Partilhe nas redes sociais!
25 de Maio de 2010