III Feira Alhos Vedros Medieval

GetAttachment

É um evento de recriação de um mercado medieval, com algumas personagens da época, mas associado à recriação de um acontecimento histórico de carácter local ou regional.
Com esta recriação histórica pretende-se, de forma didáctica, extrair dos documentos históricos os elementos que permitem colocar a história local de novo na rua, tornando-a objecto de interesse popular.

Pretende-se ainda potenciar o passado, reafirmar o nome de Alhos Vedros na região, promovendo também os 500 anos do Foral atribuído por D.Manuel I a Alhos Vedros, que ocorre em 2014.

Procura-se que o AlhosVedros Medieval seja mais do que uma feira anual de recriação medieval semelhante a muitas outras que existem no país. A intenção da Associação é que exista um tema específico em cada ano, radicado num acontecimento ou tradição de carácter local ou regional, fundamentando-se em documentação e/o outros elementos da história local. Também, projectar o evento para fora do concelho, captando visitantes de outros municípios, para que o AlhosVedros Medieval se venha a tornar uma “marca” local.

Na I Feira o tema foi “Alhos Vedros, Ceuta à Vista”, baseado na vinda dos filhos de D. João I a Alhos Vedros, a pedir a permissão ao pai, para partirem à conquista de Ceuta. Episódio com rigor histórico, relatado nas Crónicas de Gomes Eanes de Azurara.

Em 2009, de 29 a 31 Maio, o tema da Feira foi “As Visitações da Ordem de Santiago”, à época de D. Manuel I, e os desfiles procuraram relembrar as visitações periódicas que eram feitas por membros da Mesa Mestral de Santiago. Houve tendas, comércio, espectáculos, animações.

Mouros, Cristãos e a Lenda dos Ramos

É o tema da Feira em 2010, de 4 a 6 de Junho, baseado numa lenda que narra um episódio que terá ocorrido, na altura em que Lisboa tinha sido conquistada aos mouros. Conta a lenda que, no Domingo de Ramos de 1148 os moradores de Alhos Vedros armados com simples ramos e palmas, alcançaram uma vitória retumbante sobre os mouros, quando estes atacaram a dita vila.

É promovido pela ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património, com sede em Alhos Vedros. O programa de animação é assegurado por diversos grupos contratados pela Associação e pela Viv’Arte.

Artesãos, mercadores e artifíces trajados à época estarão distribuídos em 2 acampamentos o cristão e o sarraceno.

Em simultâneo decorre a I Mostra de Artesanato Local, destinada aos “artistas” da terra.

A exemplo dos anos anteriores, a Feira ficará instalada no Largo da Igreja e no Parque das Salinas.

Conta com a colaboração e apoio da Igreja Paroquial de Alhos Vedros, do Centro Social Paroquial de S.Lourenço de Alhos Vedros, da Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Governo Civil de Setúbal, comércio e indústria local e ainda  Agrupamentos de Escolas, CERCIMB, e outras Associações locais.

27 de Maio de 2010