Nos dias 22 e 23 de Maio, fim-de-semana litúrgico do Pentecostes, realizou-se o habitual retiro espiritual para a Efusão do Espírito Santo do Renovamento Carismático Católico. Dois dias intensos aos 65 novos membros, a quem foram impostas as mãos, em momentos de grande espiritualidade.
Na Diocese de Setúbal existem presentemente 33 grupos de oração do Renovamento Carismático, que têm como característica, e segundo o seu responsável diocesano, José Azadinho Loureiro, «a reunião semanal e a participação nos seminários de Vida Nova no Espírito».
Este momento da Efusão do Espírito é o culminar destas deste caminho com estas duas vias, e constitui para este movimento eclesial uma verdadeira porta de entrada. Depois de uma aproximação na vida semanal dos grupos, houve uma preparação nas sete semanas que antecederam o fim-de-semana de Pentecostes. «Se não fossem estes dias não valia a pena a participação no movimento», refere.
Mesmo em número inferior ao do ano passado, os 65 novos irmãos, apoiados pelos sete membros da equipa de serviço, estavam bastante felizes por aquele momento, e a recente visita do Papa Bento XVI a Portugal esteve presente em vários momentos, reforçando os vários testemunhos apresentados. O responsável salientou que a vinda do Santo Padre deixou uma mensagem que animou todos, e que se sentiu nos vários momentos de oração, como que «recarregando a fé».
BML