Humanizar e Evangelizar

019

No passado dia 27 de Maio, realizou-se, no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, a I Jornada da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal subordinada ao tema «Equidade e Humanização nas Reformas da Saúde». Com a organização da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, estas primeiras Jornadas contaram com a presença de diversos oradores, entre eles, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde.

No discurso de abertura, o Padre José Pinheiro, director da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, justificou o tema da Jornadas aos presentes. Com as «reformas no sector da saúde que têm vindo a acontecer nos últimos anos» e a crise social e económica, levantam-se questões sobre «o acesso dos mais pobres e desprotegidos aos cuidados de saúde.»

«Na sua missão, cabe à Igreja velar pelo bem comum e trabalhar por ele tendo em vista a justiça e a Caridade, por isso hoje vos convidámos para juntos reflectirmos sobre este tema», disse aos presentes.

Um espaço aberto

A primeira conferência do dia esteve a cargo de Mons. Feytor Pinto. Versando sobre «a equidade nas políticas de saúde à luz da doutrina social da Igreja», o Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde disse que a Igreja não se pode alhear das questões da saúde. «Cada vez mais a Igreja tem que estar presente para humanizar todos, evangelizar os que acreditam e sacramentar os que pedem. A Igreja tem que estar envolvida não apenas numa linha de fé, mas com um cuidado integral».

Ao Notícias de Setúbal, o Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde realçou «o ambiente bastante agradável» das Jornadas em Setúbal e manifestou o seu contentamento pela abertura do debate às diversas áreas no campo da saúde.

«Estão aqui médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e administrativo da área da saúde e académicos. Não são só as pessoas das paróquias. Não é só a Igreja que aqui está representada. Isto é muito importante. Um espaço aberto para debater um tema pertinente».

Formação e Parcerias

Depois das jornadas e já em jeito de balanço, o director da Comissão Diocesana, Padre José Pinheiro, disse que «a organização destas I Jornadas e a forma como decorreram entusiasmaram esta Comissão. É muito provável que organizemos as II Jornadas, já para o ano. O tema mais falado e sugerido é o dos Cuidados Paliativos».

Para o futuro, o director diz que a Pastoral da Saúde em Setúbal vai continuar a apostar fortemente na formação dos Núcleos Paroquiais e nas parcerias com agentes públicos ou privados que ajudem a promover a saúde integral da pessoa: corpo, alma e espírito, desde a concepção até à morte natural.

«Pretendemos que a nossa acção pastoral evangelize a propósito e a despropósito. Queremos levar a vida nova de Jesus Cristo mais longe. Que chegue tão longe, lá onde já só vemos o pecado e onde somente o primado da graça de Deus pode trazer uma nova Esperança», concluiu.

Anabela Sousa

01 de Junho de 2010