comprehensive-camels

Congresso e Seminário Internacional

europa-imagem

A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos vai realizar entre os dias 09 e 13 de Junho, em Aveiro, um Seminário Internacional e o XIV Congresso Nacional.

 

 

O Seminário Internacional, que tem como temática “Mais e Melhores Empregos – A crise económica e financeira e os desafios à inovação para criar mais emprego sustentável”decorrerá entre os dias 09 e 11, será realizado no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e conta com o apoio do EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e da União Europeia.

O Congresso Nacional, sobre a temática “Trabalho Digno, Sociedade Humanizada” será realizado no Seminário Santa Joana Princesa nos dias 12 e 13 de Junho e nele serão aprovadas as Linhas de Orientação da LOC/MTC para os próximos três anos. Serão ainda apresentados os relatórios de actividades e contas do exercício, tendo também lugar a eleição dos coordenadores nacionais para o próximo triénio.

Nestas actividades vão estar presentes para além dos membros da LOC/MTC, trabalhadores cristãos de vários países da Europa.

A temática do Seminário Internacional, na continuidade da reflexão feita em Janeiro passado em Guimarães, onde foi abordada a pobreza proveniente do trabalho precário, dos baixos salários e do desemprego, está centrada na necessidade de se descobrir novas formas de organização do trabalho que promovam a dignidade e a justiça dos trabalhadores e do mundo do trabalho.

Assim, também as Linhas de Orientação do Movimento para os próximos três anos vão no sentido de valorizar as capacidades de intervenção dos trabalhadores e dos cidadãos, motivar e incentivar para a formação contínua; para um conhecimento mais profundo das leis de trabalho; para a participação activa nas organizações de trabalhadores entre elas os sindicatos; para uma presença evangélica e fermento de Igreja no mundo do trabalho, continuando a denunciar profeticamente as injustiças e as situações que fazem aumentar a pobreza, afrontam a dignidade do trabalhador e desumanizam a sociedade.

Partilhe nas redes sociais!
04 de Junho de 2010