Cruz das Jornadas está a chegar a Portugal

logo_jmj_madrid_2011_3

A Cruz que marca presença nas Jornadas Mundiais da Juventude vai estar em Portugal entre 8 e 20 de Agosto, passando pela primeira vez na diocese de Angra e, possivelmente, no Funchal. O percurso pretende motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, que se realiza em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011, dado que a Cruz e o ícone mariano que a acompanha, o mais importante de Roma, são os objectos materiais polarizadores da iniciativa.

Tudo começou a 31 de Março de 1985, um ano antes das primeiras Jornadas, quando o Papa João Paulo II fez a entrega da Cruz, que desde então tem sido ocasião de aprofundamento da fé e de reconciliação com o catolicismo para milhões de jovens em todo o mundo.

Em entrevista à Agência Ecclesia, o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Pablo Lima, recordou os “testemunhos marcantes” de jovens que se aproximaram novamente da Igreja aquando da última visita da Cruz a Portugal, em 2004, alguns meses antes das primeiras Jornadas presididas por Bento XVI, na cidade alemã de Colónia.

O sacerdote acredita que a passagem da Cruz vai ser novamente “uma oportunidade de renovação espiritual” oferecida “a todos”: “Aos que vão às Jornadas e àqueles que não podem ir, aos que já são uma presença constante na Igreja e a quem não o é, e mesmo aos não baptizados”.

Para o director da Pastoral Juvenil, “a cruz é sempre o sinal mais eloquente da nossa fé”, ainda mais quando se trata de uma representação “que tem um sentido muito particular da união dos jovens com o Papa e vice-versa”.

A Cruz vai ser recebida a 8 de Agosto por representantes de todas as dioceses, durante a missa de encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela.

As datas da passagem da Cruz por Portugal são as seguintes:

Dia 8: Viana / Braga
Dia 9: Vila Real / Bragança