D. Anacleto Oliveira

se-catedral-viana-castelo

O novo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, elege como tarefa prioritária conhecer a realidade humana e religiosa da Diocese e da região.

Em declarações à Agência Ecclesia, o prelado sublinha que a primeira expectativa “é conhecer a diocese” porque, “mesmo geograficamente, conheço mal aquela região”.

Bento XVI nomeou hoje D. Anacleto Gonçalves Oliveira, de 63 anos, como novo Bispo para a Diocese de Viana do Castelo que substitui no cargo D. José Pedreira, que resignou por motivos de idade.

O até agora Bispo Auxiliar de Lisboa vai substituir D. José Pedreira, que apresentara ao Papa a sua renúncia por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico.

A tomada de posse ficou marcada para o dia 15 de Agosto, porque é a “festa da padroeira da diocese”.

D. Anacleto Oliveira foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005 e foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima, numa celebração presidida por D. Serafim Ferreira e Silva.

O novo Bispo da diocese minhota tem como lema episcopal «Escravo de Todos». A dimensão festiva é uma realidade frequente naquela região. “É bom sinal porque festejar é das coisas mais belas que existe e das expressões mais cristãs que existem” – frisou.

Depois de conhecer a Diocese, o Bispo eleito quer “começar a amá-la porque é com ela que vou viver”.

D. Anacleto Oliveira afirmou estar “confiante” com as novas tarefas pastorais. Na diocese de Lisboa, tinha a seu cargo a região pastoral do Oeste do Patriarcado. Ainda não tem “saudades desta região pastoral, mas quando por lá passo vou ter que começar a dizer adeus”, confidenciou.

O prelado, que se irá tornar o quarto Bispo na história da Diocese de Viana, é actualmente presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia.

12 de Junho de 2010