Mostra de Bandas Católicas 2010

pag 4[1]

Integrada no A3 Jovem, decorreu no passado dia 5 de Junho a Mostra de Bandas Católicas com o tema «Enraizados e fundados em Cristo, firmes na Fé». Sete bandas da diocese marcaram presença no concurso que contou, também, com a presença da ‘Banda Jota’, originária da diocese da Guarda.

No Sábado à noite a Primavera parecia ter fugido do Seixal. No entanto, o ar mais fresco e o vento que se faziam sentir, rapidamente foram substituídos pelo calor das bandas e das claques que gritavam a viva voz pelos seus preferidos.

Uns mais nervosos, outros mais descontraídos, todos ‘desfilaram’ pelo palco e mostraram o melhor de si, para tentarem chegar ao primeiro lugar e assim terem a possibilidade de participar no Festival Nacional.

O primeiro lugar foi então atribuído à banda ‘The CrossWord’ com a canção «Essências de um Diálogo». Este grupo da Paróquia de São Paulo (Setúbal) irá agora concorrer no próximo Festival Nacional. O vencedor deste acontecimento irá depois, em 2011, participar nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, com o Papa.

O segundo lugar foi entregue à banda ‘Fish’ do Miratejo com a canção «A minha fé». No terceiro lugar ficaram, ex-aequo, as bandas ‘Vaso Novo’ da Cova da Piedade, que levou para casa também o prémio de melhor música, e o Coro Juvenil N.ª Sr.ª da Conceição de Setúbal. A melhor letra foi atribuída à banda ‘Canto a Deus’ e a melhor claque ficou nas mãos da banda ‘Melahkim’ do Seminário de Almada.

«Os jovens de Setúbal são fantásticos»

Para animar a segunda parte da Mostra de Bandas Católicas foi convidada a ‘Banda Jota’ que é formada por jovens provenientes de vários pontos da diocese da Guarda e que tem já uma grande projecção nacional.

Interpretando mais de uma dezena de temas, a ‘Banda Jota’ deixou os jovens que estavam no A3 ao rubro.

Em declarações ao Notícias de Setúbal, o Padre Jorge Castela, uns dos vocalistas da banda fez questão de referir que «o acolhimento e o espaço fizeram esquecer o frio» e que «os jovens de Setúbal são fantásticos».

O sacerdote realçou ainda a insistência dos jovens para que a banda cantasse um tema do primeiro álbum e acompanhando-os até ao fim. «Foi muito gratificante perceber que os nossos temas já são, na sua maioria, conhecidos pelo pessoal», disse.

«Sentimos um balanço muito positivo, muito amigo, muito próximo. À organização os parabéns pela forma como acolheram, pelo espaço fantástico, pelo entusiasmo e pelo convite.», concluiu.

Anabela Sousa

12 de Junho de 2010