Perceber e lidar com os media

ESCOLA~1

No passado Sábado, dia 19 de Junho, no Auditório da Cúria Diocesana, em Setúbal, realizou-se o Curso Monográfico de Verão da Escola da Fé, numa iniciativa que se dirigiu aos alunos de todos os Pólos em funcionamento neste Ano Lectivo que agora termina: Almada, Seixal, Sesimbra/Palmela e Setúbal. O tema foi «Comunicação Social: perceber e lidar», e o formador principal foi o Director deste jornal, P. Francisco Mendes.

Não foram muitos os alunos presentes, vindos dos vários núcleos que compõem a Escola da Fé na Diocese de Setúbal, mas foram muito interessados e participativos. Com este ano a findar, e à espera das respectivas notas de avaliação, os alunos acolheram este curso monográfico, que faz parte da estrutura curricular da Escola da Fé, como uma ocasião para uma aprendizagem mais aprofundada sobre um tema específico.

Actualmente os meios de comunicação social são fundamentais na nossa sociedade para difundir todo o tipo de informação, mas têm os seus «quês», devido às falhas que pode haver na recolha de informação, ou no proporcionar dessa mesma informação.

Nesse sentido, realizou-se este curso para ajudar a perceber como os profissionais de comunicação trabalham e como se deve lidar com eles e com os diferentes tipos de situações que se colocam à vida das comunidades paroquiais.

Balanço positivo

Carma Pereira, aluna do núcleo do Seixal, faz um balanço positivo da Escola da Fé, considerando que neste ano «adquiriu mais conhecimento», pois é preciso conhecer mais sempre: «A Escola da Fé é um complemento ideal para todos os católicos», referiu, sublinhando que todos os católicos deviam aproveitar a grande ajuda que dá este esquema formativo.

Em relação ao curso monográfico, a aluna referiu-se à importância do jornalismo na nossa sociedade como difusor da informação, e compreende que os jornalistas não são «papões», mas  seres humanos que por vezes falham.

Rui Gonçalves, aluno do núcleo Sesimbra/Palmela, referiu que a escola da fé o ajudou a «aprofundar a fé», esclarecendo várias questões que não andavam definidas. «É um curso importante pois serviu para me ajudar a encarar a Comunicação Social de outra forma», referiu, acrescentando ainda que o ajudou a ver como se deve construir a relação com os órgãos de comunicação social.

BML

22 de Junho de 2010