Peregrinação ao Santuário do Santíssimo Milagre

IMG_4633

No passado domingo, dia 27 de Junho de 2010, realizou-se o último encontro deste ano pastoral da Obra do Bom Pastor. Este encontro, em vez do esquema habitual, consistiu numa peregrinação ao Santuário do Santíssimo Milagre, em Santarém. Este Santuário está ligado a um dos mais importantes milagres eucarísticos da história da Igreja, que ocorreu em Santarém, no século XIII.

Ao chegarmos ao Santuário do Santíssimo Milagre, fomos acolhidos pela zeladora que fez uma pequena explicação do Santuário e da sua história. Seguiu-se um tempo de adoração da Sagrada Partícula até a hora da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Fernando Paiva, Prefeito do Seminário de Almada e responsável da Obra do Bom Pastor. Depois da Eucaristia, fomos ver de perto a Sagrada Partícula e o espaço museológico do Santuário, dirigindo-nos depois, pelas ruas históricas de Santarém, até o restaurante, para o almoço.

Depois do almoço, dirigimo-nos para a Sé, onde os seminaristas Carlos Sécio e Bruno Domingos fizeram uma breve descrição do templo e da história da Diocese de Santarém. Também visitámos a sacristia e os claustros do antigo Seminário de Santarém, que hoje funciona como Casa Episcopal. De seguida, dirigimo-nos para a belíssima Igreja da Piedade, onde, após uma breve explicação e visita à Igreja, celebrámos as Vésperas.

A terminar, visitámos um dos miradouros da Capital do Gótico, de onde pudemos contemplar a lezíria ribatejana. Após um breve período de descontracção e convívio, rumámos de volta ao seminário Maior de S. Paulo de Almada.

Participaram na peregrinação cerca de 60 pessoas, oriundas de várias paróquias da nossa Diocese.

No próximo dia 26 de Setembro, Domingo, pelas 15h30m,realizar-se-á o primeiro encontro da Obra do Bom Pastor do ano pastoral 2010-2011. Os boletins da Obra do Bom Pastor, já se encontram disponíveis, em versão on-line, no site do Seminário (www.smspaulo.org), onde se encontra mais informação sobre esta Obra de apoio ao Seminário da nossa Diocese.

P. Fernando Paiva

29 de Junho de 2010