Fim das obras em dias de Festa

151

As Festas de São Pedro no Seixal começaram, este ano, com um momento significativo para a comunidade paroquial. Depois das obras de restauro na Igreja Matriz, foi inaugurada a chamada Ala da Senhora da Conceição no dia de aniversário da criação da Paróquia, 23 de Junho. Na ocasião, foi também apresentada uma colecção de postais e lançado o guião da Igreja.

Já há alguns anos que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição não era sujeita a obras de restauro e alguns espaços estavam a precisar, rapidamente, de uma intervenção, devido ao adiantado estado de deterioração. Por isso, o Padre Marco Luís, pároco do Seixal, avançou com as primeiras pinturas ainda antes do Natal, apesar de algumas incertezas a nível financeiro.

«Foi um abandono à providência de Deus. Quando comecei as obras sabia como elas iam começar mas não sabia como iam acabar. Obviamente, gosto de ter os pés na terra mas tenho os olhos no céu», disse o Padre Marco. Mas as obras prosseguiram. E a bom ritmo. A capela baptismal, o presbitério, a imagem da padroeira, o gabinete de acolhimento, paredes interiores e exteriores, foram algumas das zonas que sofreram melhorias dando ao templo do Seixal uma solenidade que é natural.

Ao longo dos meses em que decorreram as obras, houve ainda lugar para um momento triste: o assalto à Igreja. Embora tenha sido um grande prejuízo para a Paróquia, o Padre Marco Luís prefere salientar os benefícios: «Gostava de dar relevância, não ao mal que aconteceu mas ao bem que daí veio que foi bem maior. Crescemos como comunidade paroquial, houve uma resposta generosa de muitas pessoas não só ao nível material mas também humano. A comunidade paroquial percebeu que era preciso dar as mãos e trabalhar em conjunto».

Para evangelizar

Nesta noite, em que as Festas de São Pedro começaram mais cedo e com outra interiorização, foi apresentada uma colecção de doze postais da Igreja do Seixal, e lançado um guião de visita à Igreja. Esta colecção de postais inclui imagens de obras de arte que existem na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e surgiu, nas palavras do pároco, «sobretudo para evangelizar». Por isso, cada postal tem na parte de trás uma oração.

O Guião da Igreja tem também ele, mais do que uma preocupação histórica, artística ou arquitectónica, «a preocupação espiritual de levar à oração e dar um olhar de fé sobre a realidade que é de Jesus», salientou o Padre Marco.

O programa religioso das Festas do Seixal incluiu ainda uma «Noite de Luz» no Largo da Igreja em que a animação esteve a cargo da comunidade paroquial. Actuações musicais do coro da Paróquia, do Agrupamento de Escuteiros e uma palestra sobre São Pedro proferida por João César das Neves, famoso economista da nossa praça, foram alguns dos momentos que marcaram esta noite.

O momento mais animado, e que chamou muitas pessoas ao largo da Igreja, esteve a cargo da banda Luz Jovem, originária de Corroios. As Festas prosseguiram no dia 28 com uma vigília de oração, e no dia 29 com a Missa Solene, Vésperas e a tradicional Procissão pelas ruas antigas do Seixal.

Anabela Sousa

01 de Julho de 2010