Lançada a primeira pedra

CPCastelo_1ªPedra_Ampliação 081

O Centro Paroquial do Castelo (Sesimbra) que conta já com 40 anos de existência, levou a cabo, no passado dia 6 de Junho, a cerimónia de bênção e lançamento da primeira pedra das suas obras de ampliação e remodelação. Na ocasião, estiveram presentes o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, o Presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora e o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, em representação do Governo.

Ao longo dos próximos tempos, o Centro Paroquial do Castelo vai estar em obras e, dentro de um ano, serão inauguradas as novas instalações e a remodelação das antigas, que permitirão aumentar a capacidade de resposta deste equipamento social, na valência de creche: de 50 crianças, passarão a poder ser recebidas 74.

Nas mesmas instalações, remodeladas e ampliadas, que vão sofrer uma alteração qualitativa substancial, passarão a existir mais salas para crianças dos três meses aos três anos de idade e uma nova sala polivalente de apoio a toda a instituição, como explicou o arquitecto responsável da obra, José Carlos Trindade.

Uma semente

Numa festa em que não ficaram de fora os utentes directos do Centro Paroquial, as crianças, que com grande orgulho brindaram as entidades presentes com uma canção no início e no final da cerimónia, o director da instituição, Padre Francisco Mendes, formulou o desejo de que a primeira pedra possa ser «como uma semente e signifique uma sincera colaboração entre a Igreja e Estado para o bem de todos». Com o país em profunda crise, «é reconfortante saber que há sinais de esperança e futuro e que as vontades se unem», concluiu.

O director da instituição salientou ainda que com o «novo projecto há um novo motivo» para continuar a levar aos outros o amor e o serviço ao próximo, salientando que o Centro Paroquial continuará sempre com o objectivo de «no respeito pela igual dignidade de todos, propor de modo sempre renovado, a absoluta novidade do modo de estar dos cristãos no meio do mundo: servir, promover, envolver e iluminar».

Testemunho de amor

D. Gilberto dos Reis, o Bispo de Setúbal, destacou o sentido profundo que leva a Igreja a aceitar esta missão, e que está no pergaminho que ficou dentro da primeira pedra da ampliação do infantário: «a Igreja, no mundo, tem a finalidade de testemunhar o amor de Deus por cada homem e por cada mulher e o Centro Paroquial é uma forma de testemunhar essa mesma forma de amor».

Para além das entidades eclesiásticas, discursaram também as entidades civis, nomeadamente o Presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora e o Secretário de Estado, Pedro Marques. O primeiro salientou o trabalho desenvolvido pelo Centro Paroquial do Castelo ao longo destas quatro décadas em que ajudou a formar os jovens sesimbrenses e felicitou a instituição pela sua «perspicácia ao preparar a transformação do pré-primário, dando assim resposta numa área que é particularmente exigente».

O Secretário de Estado, referindo que o financiamento prometido ao abrigo do programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Social) vai chegar a tempo, frisou o esforço do Centro Paroquial em levar a cabo esta obra aproveitando o espaço que já existe. Pedro Marques disse ainda que, nestas ocasiões é ele que fica agradecido com o convite para estar presente nas cerimónias em que a prioridade é a intervenção social, e assegurou a colaboração estreita com esta e com as outras instituições que, ao longo do país, têm, procurado fazer com este programa PARES uma oportunidade de reconverterem as suas respostas.

Anabela Sousa

08 de Julho de 2010