comprehensive-camels

Uma riqueza intemporal

SANTA_~2

A riqueza do rito litúrgico moçárabe, nascido na Península Ibérica cerca do século VI, ficou mais acessível com a apresentação, em Roma, de uma investigação que revela todo o seu património oral.

 

 

 

 

A obra “Concordantia Missalis Hispano-Mozarabici”, editada pela Libreria Editrice Vaticana, inclui também informações que permitem aprofundar a teologia de um dos ritos ocidentais cristãos mais antigos, a par do Romano, Ambrosiano e Galicano.

O livro agora lançado resulta do trabalho desenvolvido pelos espanhóis Félix María Arocena e Adolfo Ivorra e pelo italiano Alessandro Toniolo.

O volume de quase mil páginas oferece um apoio para o estudo das orações da missa, permitindo ainda compreender as implicações semânticas de cada termo litúrgico e o contexto em que se encontra.

“O trabalho baseado nas Concordâncias permitirá conhecer não apenas a densidade teológica do Missale Hispano-Mozarabicum, como também a transcendência e a beleza” dessa tradição, afirmam os autores.

 

Rito moçárabe

 

Segundo os especialistas, uma das particularidades do rito moçárabe é a importante presença do canto, enquanto que outros estudiosos garantem que essa liturgia conserva, mais do que outras, influências das celebrações judaicas nas sinagogas.

Em 1495, o cardeal Cisneros empreendeu uma importante reforma, dedicando uma capela para a celebração desta liturgia e compondo um missal que reunia as tradições orais que subsistiam.

Apesar das dificuldades (invasão muçulmana no século VIII e imposição do rito romano, especialmente depois do Concílio de Trento, terminado em 1563), a liturgia moçárabe sobreviveu em Toledo, antiga capital de Espanha.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) dispôs o mesmo direito e honra aos ritos legitimamente reconhecidos, entre os quais o moçárabe, e João Paulo II concedeu a permissão de celebrar esta liturgia em qualquer lugar da Espanha – até então só se podia realizar em Toledo.

A 28 de Maio de 1992, o Papa polaco tornou-se o primeiro pontífice a presidir em Roma a uma missa celebrada com este rito.

 

Partilhe nas redes sociais!
13 de Julho de 2010