comprehensive-camels

Caritas alerta para cortes nos fundos

virus

A confederação internacional da Caritas alertou para o impacto negativo dos cortes de fundos nos tratamentos dos doentes afectados pelo HIV/SIDA.
Segundo Robert Vitillo, especialista da Caritas Internationalis para este campo, a falta de dinheiro poderá travar os programas em curso, um pouco por todo o mundo.

 

 

 

“Se as pessoas não tiverem acesso ao tratamento, iremos regressar aos anos 80 do século passado, quando não havia suficientes camas de hospital e as pessoas morriam sem terem recebido qualquer cuidado”, alerta.

A organização católica acompanhou a XVIII Conferência Internacional sobre SIDA que decorreu em Viena, Áustria, até 23 de Julho, sob o tema “Os Direitos Aqui e Agora”.

Segundo Vitillo, há já pessoas sem acesso a tratamentos em vários dos países que visitou, como o Uganda, por causa da falta de fundos.

“Negligenciar o HIV/SIDA irá pôr milhões de vidas humanas em risco, nos países pobres”, assinala o especialista, em declarações ao site Caritas.org. A Caritas diz que há programas de tratamentos que já não recebem inscrições de novos doentes.

Além dos cuidados médicos, a organização católica teme cortes nos apoios aos órfãos e crianças vulneráveis.

Em Viena, a Confederação Internacional da Caritas vai encerrar a sua campanha “HAART” (Highly Active Anti-Retroviral Therapy – terapia anti-retroviral altamente activa), com a qual a organização católica para a solidariedade e a ajuda humanitária interpelou governos e companhias farmacêuticas.

Mais de 2000 assinaturas serão entregues a um representante do governo austríaco.

Todos os anos cerca de 370 mil crianças menores de 15 anos contraem o HIV, a maioria através da transmissão mãe-filho. Cerca de 90 por cento dessas infecções produzem-se em África

Partilhe nas redes sociais!
26 de Julho de 2010