Bilhete Postal

bispo_1

Quase todos os jornais diocesanos nos trazem, por esta altura do ano, a feliz notícia de ordenações sacerdotais nas diferentes dioceses. Uma, duas, três, quatro… (mas precisaríamos de muitas mais!). Demos graças muitas ao Senhor Nosso Deus. Foi Ele que quis que a Sua Igreja nascesse da Eucaristia, então do ministério do sacerdote. Na Europa escasseiam assustadoramente as vocações de consagração, nomeadamente as sacerdotais, por causa do espírito laicizante, vazio, fútil, individualista e hedonista que por toda a parte se respira.

BILHETE-POSTAL

Caro Alfredo,

«Deus não existe, ou, se existe, o problema, o problema é dele». Foi assim que me respondeu um ilustre Senhor, há bem pouco, quando falávamos sobre estes assuntos. E quem passa junto da minha querida igrejinha românica de Cedofeita, vê lá pinchada em letras de metro esta blasfema inscrição: “Jesus morreu”.

Por outro lado, vão surgindo por aqui e por ali jovens não poucos assim, que, respondendo generosamente ao chamamento de Deus, se oferecem com entusiasmo para o serviço inteiro do Seu povo.

O Santo Padre, há dias pedia encarecidamente aos cristãos que amassem os seus padres, não obstante os seus defeitos. Eu acredito que alguns abandonos radicam aqui, na falta de carinho das comunidades pelos seus padres. Não faz muito tempo que, em missão, estive quase uma semana numa paróquia ajudando um jovem e feliz sacerdote que no mesmo dia celebrou a festa de Primeira Comunhão nas duas paróquias que lhe estão confiadas. Sabemos que a estes acontecimentos se sucedem festas familiares, às vezes, muito participadas. Pois no fim, o Padre abalou para sua casa fria e solitária, sem um agradecimento, sem uma palavra simpática, sem um convite de ninguém para “passar por lá”.

“Cristãos, amai os vossos padres, não obstante os seu defeitos”. Vamos pensar neste pedido do Santo Padre? Com certeza que estaríamos a colaborar da melhor forma na Pastoral das Vocações.

Teu Amigo sempre,

+ Manuel