Testemunho cinquentenário

iralzira

No passado dia 22 de Junho, no Santuário de Cristo Rei em Almada, foi celebrada a Missa dos 50 anos de vida consagrada da Irmã Alzira Teixeira. A celebração foi presidida D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, acompanhado por D. António Vitalino, Bispo de Beja e D. Manuel Falcão, Bispo Emérito daquela diocese.

Pertencendo às Oblatas do Divino Coração ,que prestam serviço sobretudo na Diocese de Beja, a Irmã Alzira Teixeira está, desde há alguns anos, no Santuário de Cristo Rei, onde vive em comunidade com outras Irmãs da mesma ordem, a convite do Reitor do Santuário, Pe. Sezinando Alberto. Por isso, na tarde da passada quinta-feira, familiares, amigos e a sua congregação, estiveram presentes na capela do Santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, para dar graças a Deus pelas bodas de ouro da sua Profissão Religiosa.

Durante a Missa, logo após a homília de D. António Vitalino, a Irmã Alzira renovou os seus votos de consagração feitos há 50 anos. No final, deu um testemunho cheio de alegria e boa disposição onde contou algumas das peripécias e desafios que foi vivendo enquanto religiosa em muitos tempos conturbados por que passava a Igreja e a sociedade: o Concílio Vaticano II, os tempos de ditadura em Portugal, a revolução de 1974.

Apelando às vocações consagradas, a Irmã Alzira Teixeira disse: «Temos que gritar à gente nova e até à gente mais idosa. Se não me tivessem chamado, se calhar hoje eu era uma mulher casada, avó e bisavó… mas infeliz».

O Bispo de Beja, na homília, salientou que o mais importante da missão da Irmã Alzira Teixeira, não obstante os 50 anos de vida consagrada que já leva, «foi, é, e continua a ser o testemunho do amor de Deus que se manifesta na Ressurreição de Jesus Cristo».

Já D. Gilberto dos Reis manifestou no final da Eucaristia a sua «grande alegria por poder participar nesta festa, uma festa em que se junta a Congregação das Oblatas do Divino Coração, a Diocese de Beja, e a Diocese de Setúbal. Três grandes instituições em festa neste Santuário».

Depois da Eucaristia, a festa prosseguiu com um lanche e um convívio entre os familiares e amigos da Irmã Alzira Teixeira.

Anabela Sousa

29 de Julho de 2010