Um Acólito para a comunhão

jonas

Foi em dia S. Tiago, 25 de Julho, na Igreja de Santa Maria do Castelo, Matriz de Sesimbra, e com um calor abrasador, que aquela Comunidade viveu horas de grande alegria, ao festejar a instituição de um Acólito, Jonas Cardoso, acompanhando-o em mais um passo da vida, ele que se prepara para fazer parte do clero diocesano como diácono permanente. A celebração teve a presidência de D. Gilberto dos Reis, e contou com a presença de vários sacerdotes e diáconos da diocese de Setúbal e também de Lisboa.

Jonas Cardoso tem vindo a preparar-se para o diaconado permanente e dentro de algum tempo e após uma preparação pastoral mais directa, que, de algum modo, pretende prolongar a preparação teológica realizada com os candidatos ao diaconado do Patriarcado de Lisboa durante os últimos três anos, juntamente com Domingos Oliveira, de Fernão Ferro, ali instituído há três semanas.

D. Gilberto dos Reis começou por lembrar as missões do Acólito instituído: a de ajudar no altar os diáconos e sacerdotes e a de, quando necessário, distribuir a Sagrada Comunhão. «O Acólito não serve apenas no altar mas é convidado a trabalhar no dia-a-dia da paróquia», e, por isso, o Acólito deve assim saber acolher quem chega. «O Acólito é homem que faz comunhão», disse.

No dia em que se celebrava a Festa do Apóstolo Santiago, o bispo referiu-se ainda à oração, que só tem significado se for vivida com o centro em Deus deixando que ela interpela e se fortaleça em cada um, e aceitando o desafio de seguir essa Palavra. D. Gilberto dos Reis sublinhou que, mais do que repetir orações, o mais importante é pôr-se diante de Deus, convertendo a vida. «Ir a pé a Fátima é fácil», referiu, acrescentando que «deixar-se transformar por Deus, e de seguida ao mundo, segundo a Palavra de Deus, é que é mais complicado».

De seguida, o prelado procedeu à instituição solene de Jonas Cardoso no Ministério dos Acólitos, que, de seguida, na continuidade da celebração eucarística, começou logo a exercer a sua tarefa litúrgica, auxiliando o diácono na preparação do altar.

Sendo o dia da Festa do Apóstolo Santiago, o Pároco moderador apelo ainda a que se incrementasse a devoção e referência a este Apóstolo na Diocese em cujo território, devido à presença da Ordem de Santiago, muitas obras do património religioso e cultural lhe foram dedicadas, sugerindo mesmo que fosse chamado Padroeiro Secundário da Diocese.

No final, os familiares e amigos que quiseram saudar o novo acólito tiveram ainda a oportunidade de partilhar uma refeição nas instalações do Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra.

Bruno Máximo Leite

31 de Julho de 2010