Novos ventos, o mesmo rumo

logo_cnecoresp

Após as nomeações para as paróquias, o Senhor Bispo nomeou o novo Assistente para o CNE.

Foi mais de década e meia que passou em que o CNE Regional teve o privilégio de poder contar com a Assistência do Reverendo Padre Ramiro Ferreira, uma personalidade forte e que, sem qualquer margem para dúvidas, marcou de forma indelével o modo de se fazer escutismo na Região, ajudou a alterar o grau de exigência para se ser Dirigente do CNE e contribuiu para que o CNE da Região de Setúbal se tornasse, e seja ainda hoje, uma referência na área da relação com a Igreja de que é filho, ou na área da formação onde sempre foi pioneiro e bitola nacional.

Não reconhecer o que acima se escreveu é revelar má vontade, autismo ou simplesmente um desconhecimento do que era o CNE em Setúbal e o que é hoje. E muito se deveu à Assistência que foi permanente e efectiva durante a maior parte do tempo, tomando lugar em todas as grandes decisões estratégicas como não pode deixar de ser.

A nomeação ora conhecida traz ao CNE um jovem sacerdote – não tão jovem quanto era o Reverendo Padre Ramiro Ferreira aquando da sua posse – um homem dinâmico, inventivo, arrojado e criativo como o CNE precisa. Para além do mais o novo Assistente tem tido nos últimos tempos uma forte relação com as Pastorais Juvenil e Universitária procurando não se limitar a uma gestão mas criando acontecimentos e dinâmicas que permitem aos jovens encontrar-se com Cristo na alegria, na actividade e naturalmente na oração.

O CNE tem um novo Assistente. Trata-se de um virar de página na medida em que o P.e Ramiro acompanhou os últimos cinco Chefes Regionais e os dois coordenares, sendo que a Região só teve até hoje sete Chefes Regionais. É por isso o membro do Executivo Regional que mais anos se manteve em funções e dificilmente tal recorde será batido. Traçou rumos e influenciou decisões deixando uma marca indelével.

Um novo Assistente significa um novo rosto, um novo estilo e novos ventos, todavia, novo rosto, novo estilo e novos ventos não significam um novo Rumo.

Os sacerdotes têm particularidades, aptidões, maneiras e mesmo gostos diferentes mas todos eles conhecem o Rumo, conhecem o Caminho claro que devem seguir e com eles seguirá o CNE.

A Junta, a Região, os Dirigentes, farão com o novo Assistente o que é prometido na cerimónia de investidura dos novos dirigentes: Servir a Deus, à Igreja e à Pátria nos nossos irmãos mais novos.

Ao Padre Ramiro não fica o nosso obrigado em jeito de despedida, porque se mantém um dos nossos como Assistente de Agrupamento e Director de Formação Nacional que é, fica assim apenas um agradecimento pela forma profunda como marcou o escutismo regional e não só.

Ao Reverendo Padre Marco Fernando da Silva Luís que brevemente tomará posse como novo Assistente Regional, o CNE Regional e em particular a Junta Regional não desejam apenas boa sorte, garantem que terá um terreno fértil de trabalho, de alegria e de vivência cristã em que todos e cada um procurarão trabalhar sem procurar descanso e gastar-se sem esperarem outra recompensa que não saber que fazem a vontade de Deus no serviço aos irmãos.

Saímos para férias com a certeza que em Setembro temos novos ventos mas o mesmo rumo!

Rui Pinto Gonçalves

Chefe Regional