comprehensive-camels

Igreja de Setúbal, educa a fé dos teus filhos

or1045600

A Igreja de Setúbal vai dar especial atenção, no próximo triénio, à iniciação cristã. É uma opção proposta por vários conselhos diocesanos e que se enquadra no projecto da Conferência Episcopal Portuguesa elogiado e confirmado recentemente por Bento XVI em Fátima, no dia 13 de Maio: “… a fim de que num só coração e numa só alma, possais levar a cabo o empenho pastoral que vos propusestes: oferecer a todos os fiéis uma iniciação cristã exigente e atractiva…” Os primeiros meses serão ocupados pela auscultação ao Povo de Deus decidida pelos Bispos de Portugal.

1. Auscultação do Povo de Deus. (até Fevereiro de 2011)


Trata-se de uma iniciativa de todas as dioceses de Portugal, por iniciativa da Conferência Episcopal, cujos objectivos e meios se encontram no instrumento de trabalho intitulado “Repensar juntos a Pastoral em Portugal”. Esta iniciativa faz parte do programa mais amplo da mesma Conferência intitulado “Formação para a missão – Formação na missão”.
A auscultação é dirigida ao um maior número de pessoas (leigos, clérigos e religiosos), de preferência em grupos (já existentes nas paróquias, a começar pelo Conselho Pastoral, catequistas, colaboradores na liturgia e na acção sócio-caritativa) e outros a criar; através da catequese e dos escuteiros, o convite chegará aos pais; também nos movimentos do apostolado dos leigos, nas equipas de casais, etc. A auscultação poderá ter ser feita também individualmente.
Não se trata de fazer qualquer tipo de estudo sociológico, mas de estabelecer um “itinerário sinodal”, de modo proporcionar um discernimento conduzido pelo Espírito Santo que fala à Igreja quando esta, em comunhão de fé e caridade, perscruta os sinais dos tempos e acolhe os apelos de Deus em ordem à renovação dos caminhos da sua missão no mundo.
Na diocese de Setúbal, estabelecemos a metodologia e os prazos seguintes:

a) O período central da auscultação irá de 20 de Outubro a 7 de Dezembro.
b) Até ao dia 7 de Outubro, serão preparados os materiais necessários à auscultação.
c) No dia 7 de Outubro, terá lugar o Plenário do Clero, no qual se fará o lançamento deste itinerário sinodal, com a apresentação dos materiais necessários e do método a seguir.
d) Durante os restantes dias do mês de Outubro, reunir-se-á em cada paróquia o Conselho Pastoral, a fim de, com o Pároco, planear a auscultação na paróquia.
e) Para uma boa animação e coordenação das tarefas, convém criar em cada paróquia uma equipa de trabalho.
f) Até 7 de Dezembro, nas paróquias e outras estruturas da Diocese, proceder-se-á à auscultação.
g) De 10 de Dezembro a 15 de Janeiro, serão feitas as sínteses das respostas, a nível paroquial e vicarial.
h) Até meados de Fevereiro será feita a síntese diocesana a enviar ao Secretariado da CEP até ao fim deste mês.
Para o sucesso desta auscultação é necessário proceder ao esclarecimento da comunidade sobre o significado e a finalidade desta auscultação e, a partir da convicção e do entusiasmo dos responsáveis, incentivar à participação séria e generosa do maior número possível de fiéis.
A nível diocesano, será nomeada uma equipa para dinamizar e acompanhar todo este processo.

2. Desenvolvimento do tema do triénio. (a partir de Fevereiro de 2011 até Julho de 2013)
Na sequência dos temas que têm vindo a dinamizar a vida diocesana (a Eucaristia, a Palavra de Deus e S. Paulo, o Sacerdócio ministerial), vamos dar especial atenção à iniciação cristã.
Esta opção, que foi proposta em vários conselhos diocesanos, encontra-se articulada com os temas anteriores numa mesma finalidade global: promover o conhecimento e o encontro vital de cada pessoa com Jesus Cristo, presente na Eucaristia, na Palavra e na vida quotidiana dos crentes, o que implica conhecimento e firmeza na fé e também capacidade de dar de Jesus um testemunho convicto e esclarecido.
Por outro lado, esta opção enquadra-se no projecto global da CEP já referido (Formação para a missão – Formação na missão) e confirmado recentemente pelo Santo Padre, em Fátima, no dia 13 de Maio, dirigindo-se aos Bispos de Portugal: “… a fim de que num só coração e numa só alma, possais levar a cabo o empenho pastoral que vos propusestes: oferecer a todos os fiéis uma iniciação cristã exigente e atractiva, comunicadora da integridade da fé e da espiritualidade radicada no Evangelho, formadora de agentes livres no meio da vida pública. … Os tempos que vivemos exigem um novo vigor missionário dos cristãos chamados a formar um laicado maduro, identificado com a Igreja, solidário com a complexa transformação do mundo. Há necessidade de verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, sobretudo nos meios humanos onde o silêncio da fé é mais amplo e profundo.”

O tema deste novo ciclo da vida pastoral da nossa Diocese é assim formulado:
Igreja de Setúbal, educa a fé dos teus filhos
“Oferecer uma iniciação cristã exigente e atractiva” (cf. Bento XVI, Fátima, 2010).


Queremos com este tema melhorar na nossa Diocese a iniciação cristã em todos os seus aspectos, uma iniciação simultaneamente exigente e atractiva, como disse o Santo Padre.
Queremos também ajudar toda a Diocese a compreender a sua corresponsabilidade na iniciação cristã, quer ajudando a preparar os que pedem o Baptismo, quer ajudando os que vão sendo baptizados a viver no ritmo pleno da vida cristã, quer ajudando a completar a iniciação daqueles que ainda não receberam o sacramento do Crisma.
Caberia nestas opções lugar para a catequese dos adultos, enquanto iniciação dos já baptizados que nunca a fizeram. Na impossibilidade, porém, de envolver todos os aspectos, pretendemos criar dinamismos que permitam responder mais adequadamente às seguintes necessidades pastorais:

1. Reorganização do Catecumenado.
Retomando a Instrução Pastoral “As Fontes da Salvação” de D. Manuel Martins (de 04.04.1996), constituir-se-á um grupo para estudar e propor caminhos pastorais “exigentes e atractivos” para a preparação de crianças e adultos para o Baptismo, em fidelidade ao Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos.

2. Formação dos catequistas de crianças e adolescentes.
Dando continuação ao trabalho já iniciado quanto à frequência do Curso Geral e do estágio por vários catequistas, experimentar-se-ão várias modalidades de frequência deste Curso, que inclui o estágio, de modo que um elevado número de catequistas possa garantir às crianças e adolescentes uma catequese doutrinalmente segura e pedagogicamente adequada.

3. Envolvimento dos pais na catequese dos filhos.
A partir da inscrição dos filhos na catequese, pretende-se encontrar formas de ajudar os pais a descobrir o sentido profundo da catequese e a aprofundar a fé ou, sendo o caso de estarem afastados da vivência cristã, de abrir o coração a Jesus Cristo.

4. Apelo e preparação de adultos para o sacramento do Crisma.
Havendo ainda um elevado número de adultos que não completaram a iniciação cristã por não terem recebido o sacramento do Crisma, encontraremos formas de sensibilizar estes adultos para se prepararem e celebrarem este Sacramento.

Para cada área será constituído um grupo de trabalho que estudará e proporá caminhos de acção pastoral mais eficazes, articulando a exigência das propostas com a arte de chamar e de acolher com simpatia, conforme a pedagogia de Jesus.
Partilhe nas redes sociais!
06 de Agosto de 2010