comprehensive-camels

Creche de Santa Teresinha já mexe

pag 1[1]

Ainda sem inauguração oficial, a Creche de Santa Teresinha, do Centro Social e Paroquial de Corroios, já está em funcionamento desde dia 6 de Setembro. O Notícias de Setúbal foi ver as novas instalações da creche e falou com dois dos responsáveis da instituição, que salientaram a importância da obra naquela localidade.

 

 

 

Durante muitos anos que se pensou nestas instalações, que além de desejo eram também uma real necessidade, e assim, o Centro Social e Paroquial de Corroios, logo desde a sua criação, teve a ideia de construir uma obra social, mas que lhes parecia também, na altura, poder agregar um objectivo mais virado para os idosos, com um centro de dia ou um lar. «Mas como entretanto apareceu o programa PARES do Governo, que estava vocacionado para apoio às instituições de serviço às crianças, com a construção das creches, agarramos com “unhas e dentes” este projecto», disse Henrique Daniel, coordenador dos serviços administrativos do Centro Paroquial, sublinhando que foi essencial a ajuda do governo, senão ainda andavam «a sonhar com algo» para Corroios.

A obra é também suportada pela Câmara do Seixal e pelos fundos próprios da instituição. O problema é que algumas das parcelas de pagamento prometidas pelas entidade oficiais ainda não chegaram, o que levanta alguma preocupação com o pagamento atempado das suas obras.

Irene Santos, directora técnica da Creche, explicou que a instituição tem as valências de creche e berçário num total de 66 crianças. «Temos 16 no berçário, 20 entre um e dois anos, e 30 entre os dois e os três anos de idade», referiu, sublinhando que todas as crianças residem na área da Freguesia de Corroios.

 

Lista de espera

 

Mesmo com falta de natalidade e com algumas vozes críticas a afirmar que há muitas creches naquela zona, a Creche de Santa Teresinha tem neste momento uma lista de espera de 64 crianças, que dava para a construção de outra instituição. «O berçário é onde temos a lista de espera maior», referiu Henrique Daniel. Esta creche permitiu ainda a criação de 17 novos postos de trabalho.

Com um espaço bem moderno, a creche segue o seu ritmo diário à espera da inauguração, prevista para dia 28, mas ainda sem programa oficial, devido às agendas oficiais das entidades governamentais.

A instituição tem o nome da Padroeira das Missões, e que assume a missão de dar apoio às crianças, desde os seus primeiros passos na vida, incutindo-lhes desde logo os valores cristãos e transmitindo às famílias a importância de uma solidez familiar em Cristo.

 

Creche de Santa Marta

 

Em Santa Marta do Pinhal, uma das comunidades englobadas na acção deste centro paroquial, há outro projecto, de uma outra creche, e que está também contemplado com o subsídio do PARES, mas aqui ainda estão os projectos em fase de aprovação. «Estamos a avançar, o objectivo da direcção do Centro é que no final de 2010 se faça o lançamento da primeira pedra», referiu Henrique Daniel. 

 

Bruno Máximo Leite

Partilhe nas redes sociais!
25 de Setembro de 2010