comprehensive-camels

Biblioteca do Vaticano reabre

biblioteca vaticana

A Biblioteca Apostólica do Vaticano reabriu esta Segunda-feira, três anos e dois meses após o encerramento para trabalhos de restauro.
Durante este interregno os funcionários receberam formação para se adequarem às novas tecnologias, que implicaram a renovação completa da cablagem e a simplificação das comunicações entre os vários departamentos.

 

A electrónica estende-se agora ao controlo da electricidade, climatização, humidade, prevenção e extinção de incêndios, videovigilância e movimento de pessoas, livros e revistas.

Os equipamentos e sistemas cuja avaria possa colocar em risco a preservação e conservação do património vão passar também a ser monitorizados electronicamente.

O fecho das instalações foi também aproveitado para instalar novos elevadores e aparelhos de ar condicionado, enquanto que nos espaços ao ar livre foram restaurados blocos de pedra, tijolo e mármore. Os utilizadores terão um cartão electrónico de entrada e poderão aceder à rede sem fios da Internet a partir das mesas de leitura, para consulta de catálogos bibliográficos e bases de dados.

O encerramento, que ocorreu a 14 de Julho de 2007, foi causado por problemas estruturais numa das alas do edifício.

A biblioteca, cuja origem remonta ao séc. XIV, contém mais de um milhão de livros impressos, 150 mil manuscritos, 300 mil moedas e medalhas, bem como 70 mil pinturas e gravuras.

Partilhe nas redes sociais!
28 de Setembro de 2010